Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Artes performativas e as técnicas de si: problematizações
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - A
Sala
Ciclo Básico Antigo - Sala CB 14
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Inicio das aulas confirmado para 01/08
Docentes
Critério de Avaliação
Um trabalho individual escrito sobre um tema tratado e as relações com a propria pesquisa.
Bibliografia
FISCHER-LICHTE, Erika - The Trasformative Power of Performance - London/N. York, Routledge, 2008.
FOUCAULT, Michel - A Hermenêutica do Sujeito - São Paulo< Martin Fontes, 2006.
Ditos e Escritos n. 5 - Forense, Rio de Janeiro, 2010.
HADOT, Pierre - Exercícios Espirituales y Filosofia Antigua, Siruela, Madri, 2006.
O que é a Filosofia Antiga - São Paulo, Loyola, 2010.
QUILICI, Cassiano Sydow - "O treinamento do ator-performer: repensando o trabalho sobre si mesmo a partir dos diálogos inter-culturais". Revista Urdimento n.19/UDESC.
- "Notas sobre a arte como veículo e o ofício alquímico do performer" - Revista Brasileira de Estudos da Presença, v3, n.1, jan/abril 2013.
YUASA, Yasuo - The Body, Self-Cultivation and Ki-energy - N. York, State University, 1993.
ZARRILLI, Phillip B. - Psychophysical Acting - London/N.York, Routledge, 2009.
Conteúdo
Conceitos como os de "técnicas de si" (Michel Foucault) e de "exercícios espirituais" (Pierre Hadot) referem-se a investigações realizadas sobre as filosofias da antiguidade greco-romana e os primórdios do Cristianismo. Elas têm em comum a abordagem das filosofias antigas como "artes da existência", em que a produção do pensamento é indissociável das modificações do modo de vida (ética) e de diversas formas de "ascese" que pretendem desencadear modificações ontológicas no sujeito. Tais temáticas podem ser aproximadas de uma série de preocupações e procedimentos presentes no teatro contemporâneo e na performance: o treinamento como uma forma de ascese; o evento artístico como "acontecimento"; as escritas performativas como escritas de si; as relações entre arte, vida e morte; a arte como prátia filosófica-existencial.
O curso pretende trabalhar as tensões, aproximações e diferenças entre essas duas tópicas (antiga e contemporânea) como caminho crítico e criativo de abordagem das poéticas da cena.
Metodologia
Aulas expositivas, exibição comentada de vídeos, exercícios com os alunos.
Observação