Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Obras Paulistas para Instrumentos de Metal

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala Sala 22 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Os alunos participantes deverão ser instrumentistas de metal, pois serão realizadas apresentações das obras dos compositores selecionados.

Docentes

Paulo Adriano Ronqui

Critério de Avaliação

Avaliação das performances, dos seminários e do trabalho final

Bibliografia

COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez 2006. LIMA, Sonia Albano de. Performance & interpretação musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora, 2006. MACGILL, David. Sound in motion, a performancer's guide to greater musical expression, Indiana University Press. Bloomington, 2007. RONQUI, Paulo Adriano. Levantamento e abordagens técnico-interpretativas do repertório para trompete solo escrito por compositores paulistas. 2002. 76f. Dissertação de Mestrado – Instituto Villa-Lobos - Centro de Letras e Artes, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2002. SIMÕES, Nailson de Almeida. Debates. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (no 5). Rio de Janeiro: CLA/UNIRIO, 2001. THURMOND, J. M. Note Grouping. Lauderdale: Meredith, 1991. Dependendo da heterogeneidade dos alunos participantes da disciplina, poderá haver Bibliografia complementar a ser anunciada.

Conteúdo

Reflexão e interpretação do repertório paulista para Instrumentos de Metal dos séculos XX e XXI .

Metodologia

Leitura e reflexão da bibliografia selecionada ao estudo da performance instrumental. Performance das obras selecionadas e discussão sobre as performances realizadas em sala de aula Realização de seminários de reflexão expositiva sobre a interpretação musical. Audição de gravações.

Observação

Todos os matriculados deverão ser instrumentistas de metal e deverão participar das performances que serão realizadas em classe.