Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Obras Paulistas para Instrumentos de Metal
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - B
Sala
Sala 22 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Os alunos participantes deverão ser instrumentistas de metal, pois serão realizadas apresentações das obras dos compositores selecionados.
Docentes
Critério de Avaliação
Avaliação das performances, dos seminários e do trabalho final
Bibliografia
COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez 2006.
LIMA, Sonia Albano de. Performance & interpretação musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora, 2006.
MACGILL, David. Sound in motion, a performancer's guide to greater musical expression, Indiana University Press. Bloomington, 2007.
RONQUI, Paulo Adriano. Levantamento e abordagens técnico-interpretativas do repertório para trompete solo escrito por compositores paulistas. 2002. 76f. Dissertação de Mestrado – Instituto Villa-Lobos - Centro de Letras e Artes, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2002.
SIMÕES, Nailson de Almeida. Debates. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (no 5). Rio de Janeiro: CLA/UNIRIO, 2001.
THURMOND, J. M. Note Grouping. Lauderdale: Meredith, 1991.
Dependendo da heterogeneidade dos alunos participantes da disciplina, poderá haver Bibliografia complementar a ser anunciada.
Conteúdo
Reflexão e interpretação do repertório paulista para Instrumentos de Metal dos séculos XX e XXI .
Metodologia
Leitura e reflexão da bibliografia selecionada ao estudo da performance instrumental.
Performance das obras selecionadas e discussão sobre as performances realizadas em sala de aula
Realização de seminários de reflexão expositiva sobre a interpretação musical.
Audição de gravações.
Observação
Todos os matriculados deverão ser instrumentistas de metal e deverão participar das performances que serão realizadas em classe.