Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - A
Sala
Sala AD 07 - Depto. de Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
CURSO DE PRIMEIRA PARTE DO PRIMEIRO PERÍODO - O curso será oferecido às terças e quintas-feiras. ATENÇÃO: Início em 13/08.
Docentes
Critério de Avaliação
Critérios de Avaliação:
Participação nas aulas
Apresentação do estudo Cênico
Relatório final escrito em forma de ensaio ou de artigo
Bibliografia
BARTENIEFF, I. Body Movement: Coping with the Environment. Langhorne: Gordon&Breach Science Publishers, 1980
BERNARD, A. Applied Ideokinesis- A creative Approuch to Human movement and Body Alignment. Berkeley: North Alantic Books, 2006
BOGART, A. & LANDAU T. The View Points Book. New York: Theatre Communications Group, 2005
CLARK B. A Kinesthetic Legacy: The Life and Works of Barbara Clark. Tempe, AZ: CMT Press, 1993.
DAMÁSIO, A. R. O mistério da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000
DOWD, I. Taking Roots to Fly. New York: ContactEditions, 1996
KEESTENBERG, J. The role of Movement Patterns in Development. New York:Dance Notation Bureau Press, 1977
KLEE, P. Sobre a arte Moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001
SOARES, C.S. Imagens da Educação no Corpo. Campinas: Editora Autores Associados, 2002
SWEIGARD, L.E. Human Movement Potencial Its Ideokinetic Facilitation. New York: Harper & Row, 1974
Conteúdo
Curso que articula, a partir do movimento, métodos e técnicas corporais com ênfase no treinamento do artista. Consideramos que é no estúdio que este preserva e descobre sua linguagem corporal, valendo-se de seu próprio percurso e experiência para buscar inventar e desenvolver vocabulários que darão suporte ao seu impulso para expressar-se e comunicar-se artisticamente. A inserção do corpo/mente, ou Somáticas, neste curso é baseado em nossa experiência, onde constatamos o impacto positivo deste trabalho na prática corporal e na criatividade para a cena. Abordaremos em especial a pioneira técnica da Ideokinesis, por seu conteúdo prático/teórico sempre voltado a utilização imagem em movimento, propiciando o transito entre o espaço interno e externo.
Metodologia
Metodologia:
Preparação para cena: aplicação dos conteúdos na prática;
Elaboração de estudos coreográficos;
Apresentações e comentários dos trabalhos cênicos;
Reflexão sobre as especificidades que permeiam as pesquisas desenvolvidas no campo das artes em geral, e das artes da cena em particular nos programas acadêmicos.
Observação
Atenção:
As aulas serão oferecidas em dois dias intercalados, onde é necessária a presença do aluno nos dois dias.
Terças feiras - 09:00 as 11:00 horas
Quintas feiras - 09:00 as 11:30 horas