Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A
Nome
Movimento, Ação e Gesto
Subtítulo
Mimese e Dança
Cód. Disciplina - Turma
AC200 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
DISCIPLINA DE PRIMEIRA PARTE DO PRIMEIRO SEMESTRE - A disciplina será ministrada de forma intensiva, nos dias e horários a seguir: de 16 a 27 de março de segunda à sábado (das 09 às 13 hs). As aulas terão início no dia 16 de março na sede do Lume, que fic
Docentes
Ana Cristina dos Santos Tourinho
Critério de Avaliação
Participação nas aulas
Apresentação da sequência de ações
Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio
Bibliografia
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006.
________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006.
BRASIL, Ana Clara Cabral Amaral. Dança e Imaginação. Tese de doutorado: UNICAMP, 2014.
Conteúdo
Curso prático. Mimese Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME Teatro - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mimese Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa.
Esta proposta articula o procedimento da Mimese Corpórea ao fazer-pensar da linguagem da dança, considerando a qualidade de observação e incorporação de informações da Mimese direcionada à exploração do movimento dançado. Noções como eixo global, peso, qualidade e fluxo de movimento no espaço serão abordadas a partir de princípios da Técnica Klauss Vianna, explorando ainda os direcionamentos ósseos do Processo dos Vetores como âncora e motor do movimento que nasce da observação.
Metodologia
Aulas práticas sobre o tema abordado
Treinamento coletivo
Criação e apresentação de uma sequência de ações
Discussão sobre os princípios desenvolvidos
Observação
Trazer para o primeiro dia do curso:
- roupa confortável de trabalho,
- aproximadamente 20 imagens (entre fotografias e pinturas),
- dois pequenos textos (poema, pequeno conto),
- equipamentos: um gravador de áudio, fone de ouvido e uma máquina fotográfica digital (para coleta de material em campo),
- caderno de anotações.