Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Apresentando a relação de métodos de criação de Gelewski e Laban com temas da Psicologia profunda

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala Sala AD 04 - Dept. Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Elisabeth Bauch Zimmermann

Critério de Avaliação

Serão avaliados um trabalho de criação no final do semestre, além de resenhas de textos relativos ao programa da disciplina.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA 1. CONGER, JOHN P. Jung e Reich: o corpo como sombra. SP: Summus, 1993. 2. EDINGER, EDWARD F. Ego e arquétipo. SP: Cultrix, 1989. 3. GELEWSKI, ROLF, Ver, Ouvir, Movimentar-se, dois métodos de improvisação em dança, Nós editora, Salvador/Bahia, 1973 4. GRINBERG, LUIZ PAULO. Jung: o homem criativo. SP: FTD, 1997. 6. JUNG, CARL G. A psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1980. 7.______ O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 1983 8.______ O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1985 7.LABAN, RUDOLF. Domínio do movimento. São Paulo: Summus,1978. 8. SCHWARTZ-SALANT, NATHAN. Narcisismo e transformação de caráter. SP: Cultrix, 1988. 9. SILVEIRA, NISE DA. Imagens do inconsciente. RJ: Alhambra, 1981. _______________ Jung, vida e obra. RJ: José Álvaro, 1971. 11. Whitmond, EDWARD C. – A busca do símbolo, Cultrix, São Paulo,1995 12. ZIMMERMANN, ELISABETH B. ORG---CORPO E INDIVIDUAÇÃO, VOZES, PETRÓPOLIS, RJ, 2009

Conteúdo

Apresentar o modo como os aportes fornecidos, por um lado, pelo estudo de temas da Psicologia Analítica de Jung, referentes ao desenvolvimento humano, e, por outro lado, pelos princípios básicos da teoria do movimento corporal de Rudolf von Laban, desenvolvida no rico ambiente multidisciplinar da Alemanha e Suiça dos anos 1910-1930, e reelaborada mais tarde na Inglaterra, e os métodos dedicados à pesquisa da improvisação em dança, introduzidos por Rolf Gelewski na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia nos anos 1960-1972, podem se conjugar numa experiência de criação em dança e no teatro.

Metodologia

Apresentação e discussão de textos da psicologia junguiana, seguidos de exercícios práticos de movimentação, a partir dos princípios básicos da teoria do movimento corporal de Laban e dos métodos de improvisação de Gelewski.

Observação