Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Subtítulo
Instrumentos Musicais Digitais e Controle Gestual de Síntese Sonora
Cód. Disciplina - Turma
MS106 - A
Sala
na Sala de Seminários do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com recursos de EAD com um professor on-line na Universiade McGill, Canadá.
Docentes
Marcelo Mortensen Wanderley
Silvio Ferraz Mello Filho
Critério de Avaliação
A avaliação será feita a partir de um texto produzido pelo aluno que poderá optar por duas possibilidades:
a) texto dissertativo sobre um dos aspectos apresentados em aula.
b) apresentação de um projeto criativo utilizando os recursos tecnológicos desenvolvidos em sala.
Bibliografia
> A BIBLIOGRAFIA INFORMADA PARA DISCIPLINA DEVE ESTAR ATUALIZADA E SER UTILIZADA (MATERIAL EFETIVAMENTE ACESSÍVEL AOS DISCENTES).
> A COMISSÃO RECOMENDA QUE O DOCENTE EVITE LISTAS INCOMPATÍVEIS COM A DURAÇÃO DO SEMESTRE E AS DEMAIS ATIVIDADES NO PROGRAMA.
> Miranda, E.R. and M. M. Wanderley. (2006) "New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard
>
> Moore, F. R. (1990) Elements of Computer Music, New Jersey, US:Prentice-Hall:,ISBN 0 13 252552 6
>
> ROWE, R. (1993) Interactive Musical Systems, Cambridge, Massachussetts:MIT Press.
>
> Artigos Relacionados (disponíveis em www.nics.unicamp.br)
>
> MANZOLLI, J. . Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie, v. 13, p. 48-63, 2013.
>
> MANZOLLI, J. ; MAIA JR, A. . Composição textural algorítmica via sistemas dinâmicos. In: Keller, D. & Budasz, R.. (Org.). CRIAÇÃO MUSICAL E TECNOLOGIAS: teoria e prática interdisciplinar. 2ed.: , 2010, v. , p. 127-.
>
> WASSERMANN, K. C.; ENG, K.; VERSCHURE, P. F. M. J. MANZOLLI, J.; Live Soundscape Composition Based on Synthetic Emotions. In: Published by IEEE Computer Society. p. 82-90, 2003.
>
> Manzolli, J. & Verschure, P.; Roboser: A Real-World Composition System, Computer Music Journal, 29:3, pp. 55-75, 2005.
Conteúdo
O foco desta disciplina será discutir a noção de gesto musical a partir do ponto de vista de descritores de movimento e interfaces tecnológicas. Serão apresentados processos de criação e interpretação mediada por computador, sistema interativos, interfaces gestuais, instrumentos musicais digitais e controle de processos de síntese em tempo real.
Metodologia
Trata-se de um curso dado com recursos de EAD com aulas expositivas semi-presenciais (i.e. um professor local e outro remoto). As aulas serão apoiadas em exemplos sonoros e audiovisuais.
Observação