Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Instrumentos Musicais Digitais e Controle Gestual de Síntese Sonora

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - A


Sala na Sala de Seminários do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com recursos de EAD com um professor on-line na Universiade McGill, Canadá.

Docentes

Jônatas Manzolli

Marcelo Mortensen Wanderley

Silvio Ferraz Mello Filho

Critério de Avaliação

A avaliação será feita a partir de um texto produzido pelo aluno que poderá optar por duas possibilidades: a) texto dissertativo sobre um dos aspectos apresentados em aula. b) apresentação de um projeto criativo utilizando os recursos tecnológicos desenvolvidos em sala.

Bibliografia

> A BIBLIOGRAFIA INFORMADA PARA DISCIPLINA DEVE ESTAR ATUALIZADA E SER UTILIZADA (MATERIAL EFETIVAMENTE ACESSÍVEL AOS DISCENTES). > A COMISSÃO RECOMENDA QUE O DOCENTE EVITE LISTAS INCOMPATÍVEIS COM A DURAÇÃO DO SEMESTRE E AS DEMAIS ATIVIDADES NO PROGRAMA. > Miranda, E.R. and M. M. Wanderley. (2006) "New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard > > Moore, F. R. (1990) Elements of Computer Music, New Jersey, US:Prentice-Hall:,ISBN 0 13 252552 6 > > ROWE, R. (1993) Interactive Musical Systems, Cambridge, Massachussetts:MIT Press. > > Artigos Relacionados (disponíveis em www.nics.unicamp.br) > > MANZOLLI, J. . Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie, v. 13, p. 48-63, 2013. > > MANZOLLI, J. ; MAIA JR, A. . Composição textural algorítmica via sistemas dinâmicos. In: Keller, D. & Budasz, R.. (Org.). CRIAÇÃO MUSICAL E TECNOLOGIAS: teoria e prática interdisciplinar. 2ed.: , 2010, v. , p. 127-. > > WASSERMANN, K. C.; ENG, K.; VERSCHURE, P. F. M. J. MANZOLLI, J.; Live Soundscape Composition Based on Synthetic Emotions. In: Published by IEEE Computer Society. p. 82-90, 2003. > > Manzolli, J. & Verschure, P.; Roboser: A Real-World Composition System, Computer Music Journal, 29:3, pp. 55-75, 2005.

Conteúdo

O foco desta disciplina será discutir a noção de gesto musical a partir do ponto de vista de descritores de movimento e interfaces tecnológicas. Serão apresentados processos de criação e interpretação mediada por computador, sistema interativos, interfaces gestuais, instrumentos musicais digitais e controle de processos de síntese em tempo real.

Metodologia

Trata-se de um curso dado com recursos de EAD com aulas expositivas semi-presenciais (i.e. um professor local e outro remoto). As aulas serão apoiadas em exemplos sonoros e audiovisuais.

Observação