Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma A
Nome
Escritas da Cena
Subtítulo
Do Moderno ao Contemporâneo: Conceitos transformando a Dança
Cód. Disciplina - Turma
AC301 - A
Sala
Sala AD 06 - Dept. de Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC301 - Escritas da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 03/03/2015
Docentes
Critério de Avaliação
1- Participação das aulas, tolerância de 25% de ausência.
2-Realização e participação nas experiências práticas como a entrega do diário que abrange 15 breve textos produzidos ao longo do curso.
Bibliografia
ALBRIGHT. A.N. Traces of Light:absence and presence in the work of Loie Fuller. Middletown, Wesleyan University Press, 2007.
ANDERSON, J. Ballet and Modern Dance: a concise history. 2ª. Ed. Hightown:Princeton Book Company, 1992.
BANES, S. Democracy's Body: Judson Dance Theater, 1962-1964. Durnham: Duke University Press, 1993.
CAVRELL.H. Dando Corpo a História, Tese de Doutorado, Unicamp, 2012.
COPELAND, R. Merce Cunningham: the modernizing of Modern Dance. New York: Routledge, 2004.
FARO, Antonio José. Pequena História da Dança. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.
HEWITT, A. Social Choreography: ideology as performance in dance and everyday movement. Durham: Duke University Press, 2005.
HIGGINS, D. "A Child's History of Fluxus", published in Horizons: The Poetic and Theory of the intermedia, 1979.
MARTIN, R. Critical Moves: dance studies in theory and politics. Durham:Duke University Press, 1998.
NAVAS, C.;DIAS, L. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
SILVA, E.R. Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.
Conteúdo
Do Moderno ao Contemporâneo - Conceitos transformando a Dança
Uma abordagem teórico-prática
A dança de nossa época é como uma rede de informações, entrelaçadas e filtradas a partir de nossas opções e relacionamentos com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais. Não é apenas uma tendência, mas uma cadeia de linguagens e estilos que se organizam e desorganizam dentro de um corpo que dança.
Como fazer uma dança de nossa época? O que dá forma a uma coreografia de hoje e como suas ideias dialogam com aquelas do passado? Se nossos corpos carregam uma historia então quais foram os conceitos e princípios que permitem a compreensão da época diferente da de hoje? Em quais aspetos se assemelham ou diferem uns dos outros?
O objetivo principal deste curso é buscar e apontar dentro das várias gerações da dança, algumas pistas para entender tanto o artista sendo transformado pelos seus contextos, quanto ele mesmo sendo transformador da sua época. Reflete como a dança se organizou nestas épocas, através do pensamento de criadores da dança moderna, dos pós modernos e de grupos e artistas da dança contemporânea, fundado não apenas por idéias comuns, mas que buscam qualidades de perenidade para sua arte.
Metodologia
1- aulas praticas e teóricas
2- Leitura bibliográfica e pesquisa prática
3- Estudo de texto e filmes sobre períodos históricos e seus artistas
4- Experimentos práticas
5- Discussões e analise comparativo por escrito
6-Registro em diário de bordo abordando reflexões dos estudos e experiências práticas.
Observação
Um bom domínio e capacidade de ler e compreender textos em inglês.