Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma A

Nome

Escritas da Cena

Subtítulo

Do Moderno ao Contemporâneo: Conceitos transformando a Dança

Cód. Disciplina - Turma

AC301 - A


Sala Sala AD 06 - Dept. de Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC301 - Escritas da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 03/03/2015

Docentes

Holly Elizabeth Cavrell

Critério de Avaliação

1- Participação das aulas, tolerância de 25% de ausência. 2-Realização e participação nas experiências práticas como a entrega do diário que abrange 15 breve textos produzidos ao longo do curso.

Bibliografia

ALBRIGHT. A.N. Traces of Light:absence and presence in the work of Loie Fuller. Middletown, Wesleyan University Press, 2007. ANDERSON, J. Ballet and Modern Dance: a concise history. 2ª. Ed. Hightown:Princeton Book Company, 1992. BANES, S. Democracy's Body: Judson Dance Theater, 1962-1964. Durnham: Duke University Press, 1993. CAVRELL.H. Dando Corpo a História, Tese de Doutorado, Unicamp, 2012. COPELAND, R. Merce Cunningham: the modernizing of Modern Dance. New York: Routledge, 2004. FARO, Antonio José. Pequena História da Dança. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986. HEWITT, A. Social Choreography: ideology as performance in dance and everyday movement. Durham: Duke University Press, 2005. HIGGINS, D. "A Child's History of Fluxus", published in Horizons: The Poetic and Theory of the intermedia, 1979. MARTIN, R. Critical Moves: dance studies in theory and politics. Durham:Duke University Press, 1998. NAVAS, C.;DIAS, L. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. SILVA, E.R. Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Conteúdo

Do Moderno ao Contemporâneo - Conceitos transformando a Dança Uma abordagem teórico-prática A dança de nossa época é como uma rede de informações, entrelaçadas e filtradas a partir de nossas opções e relacionamentos com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais. Não é apenas uma tendência, mas uma cadeia de linguagens e estilos que se organizam e desorganizam dentro de um corpo que dança. Como fazer uma dança de nossa época? O que dá forma a uma coreografia de hoje e como suas ideias dialogam com aquelas do passado? Se nossos corpos carregam uma historia então quais foram os conceitos e princípios que permitem a compreensão da época diferente da de hoje? Em quais aspetos se assemelham ou diferem uns dos outros? O objetivo principal deste curso é buscar e apontar dentro das várias gerações da dança, algumas pistas para entender tanto o artista sendo transformado pelos seus contextos, quanto ele mesmo sendo transformador da sua época. Reflete como a dança se organizou nestas épocas, através do pensamento de criadores da dança moderna, dos pós modernos e de grupos e artistas da dança contemporânea, fundado não apenas por idéias comuns, mas que buscam qualidades de perenidade para sua arte.

Metodologia

1- aulas praticas e teóricas 2- Leitura bibliográfica e pesquisa prática 3- Estudo de texto e filmes sobre períodos históricos e seus artistas 4- Experimentos práticas 5- Discussões e analise comparativo por escrito 6-Registro em diário de bordo abordando reflexões dos estudos e experiências práticas.

Observação

Um bom domínio e capacidade de ler e compreender textos em inglês.