Turma AV203 - Laboratório III - Turma A
Nome
Laboratório III
Subtítulo
Abordagens e Procedimentos Visuais
Cód. Disciplina - Turma
AV203 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV203 - Laboratório III
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Participação, seminário, apresentação da produção e trabalho final.
Bibliografia
ANHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1989.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes: 2001.
ARGAN, G. Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARRO, David; REIS, Paulo [orgs.] Dardo magazine n.1, Santiago de Compostela, 2006.
------------------------------. Dardo magazine n.4, Santiago de Compostela, 2007.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIPP, H. B. Teoria da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Arte Povera. London: Phaidon, 1999.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac & Naif, 2005.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro, Martins Fontes,
2010.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
GROSENICK, Uta (org.). Mulheres artistas nos séculos XX e XXI. Taschen: Colônia, 2002.
HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colónia:Taschen, 1992.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
ORTEGA Y GASSET, Jose. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 1991.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Editora Campus, 1986.
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
STRAMBI, Marta. "Residuália: natureza em compleição" in Ecossistemas Estéticos, Belém do Pará: Anais da 22o. ANPAP, 2013.
-----------------------. "Incorporações Compulsivas: experiências em performance" in Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador: Anais da 18o. ANPAP 2009.
STRAMBI, Marta. "Vertidos e Similia Similibus: resistência" in Ecossistemas Artísticos, Belo Horizonte: Anais da 23o. ANPAP, 2014.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
WALKER, John A. A arte desde o pop. Barcelona: Labor, 1977.
Conteúdo
1. Procedimentos plásticos e estruturas;
2. O desafio do olhar na percepção da forma;
3. A inerência material na construção poética;
4. Abordagens na arte contemporânea;
5. Aspectos poéticos que envolvem a criação;
6. Textos de artistas: a obra como medida;
7. Relações entre os elementos constitutivos das linguagens e a ampliação de campos;
8. Referências contextuais na compleição da poética pessoal;
9. A construção do objeto de estudo;
10. As sistemáticas de atuação no campo artístico.
Metodologia
Aulas expositivas, práticas experimentais para o desenvolvimento de poéticas. Leitura de textos selecionados. Apresentação de seminários e de projeto individual.
Observação
A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.