Turma AV203 - Laboratório III - Turma A

Nome

Laboratório III

Subtítulo

Abordagens e Procedimentos Visuais

Cód. Disciplina - Turma

AV203 - A


Sala na Sala AP 04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV203 - Laboratório III
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Marta Luiza Strambi

Critério de Avaliação

Participação, seminário, apresentação da produção e trabalho final.

Bibliografia

ANHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1989. ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes: 2001. ARGAN, G. Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BARRO, David; REIS, Paulo [orgs.] Dardo magazine n.1, Santiago de Compostela, 2006. ------------------------------. Dardo magazine n.4, Santiago de Compostela, 2007. CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CHIPP, H. B. Teoria da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Arte Povera. London: Phaidon, 1999. DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac & Naif, 2005. DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro, Martins Fontes, 2010. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996. GROSENICK, Uta (org.). Mulheres artistas nos séculos XX e XXI. Taschen: Colônia, 2002. HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colónia:Taschen, 1992. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000. LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. ORTEGA Y GASSET, Jose. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 1991. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Editora Campus, 1986. RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. STRAMBI, Marta. "Residuália: natureza em compleição" in Ecossistemas Estéticos, Belém do Pará: Anais da 22o. ANPAP, 2013. -----------------------. "Incorporações Compulsivas: experiências em performance" in Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador: Anais da 18o. ANPAP 2009. STRAMBI, Marta. "Vertidos e Similia Similibus: resistência" in Ecossistemas Artísticos, Belo Horizonte: Anais da 23o. ANPAP, 2014. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983. WALKER, John A. A arte desde o pop. Barcelona: Labor, 1977.

Conteúdo

1. Procedimentos plásticos e estruturas; 2. O desafio do olhar na percepção da forma; 3. A inerência material na construção poética; 4. Abordagens na arte contemporânea; 5. Aspectos poéticos que envolvem a criação; 6. Textos de artistas: a obra como medida; 7. Relações entre os elementos constitutivos das linguagens e a ampliação de campos; 8. Referências contextuais na compleição da poética pessoal; 9. A construção do objeto de estudo; 10. As sistemáticas de atuação no campo artístico.

Metodologia

Aulas expositivas, práticas experimentais para o desenvolvimento de poéticas. Leitura de textos selecionados. Apresentação de seminários e de projeto individual.

Observação

A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.