Turma AV203 - Laboratório III - Turma A
Nome
Laboratório III
Subtítulo
Gravura Contemporânea: relações entre Tempo e Memória
Cód. Disciplina - Turma
AV203 - A
Sala
na Sala AP 05 - Depto. Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV203 - Laboratório III
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
INSCRIÇÃO: Carta de Intenção e projeto de pesquisa resumido (luiseweiss2@gmail.com)
ALUNOS REGULARES: 15
ALUNOS ESPECIAIS: 8
Docentes
Critério de Avaliação
- Produção prática e teórica a partir dos projetos individuais dos alunos;
- Apresentações e conversas entre os alunos sobre suas experiências e produções artísticas em forma de seminários;
- Entrega de um relatório abordando a práxis e a reflexão do projeto artístico.
Bibliografia
ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990.
BENJAMIN, Walter. A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas n.1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CASTLEMAN, Riva. Prints of 20th Century. A history. London: Thames and Hudson, 1976.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Être Crâne: Lieu, Contact, Pensée, Sculpture. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La Ressemblance par Contact. Paris: Les Éditions de Minuit, 2008.
DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1999.
EICHENBERG, Fritz. The Art of Print. Masterpieces, History, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976.
FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecília. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaio para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
IVINS JR., W.M. Imagen impresa y conicimiento. Barcelona: Editorial Gili, 1975.
TARKÓVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Cosac&Naify, 1999.
Conteúdo
- Estudar questões relacionadas aos Tempo e à Memória na Gravura Contemporânea;
- A Gravura Contemporânea e seus desdobramentos
- Intersecções com a fotografia;
- Monotipias e frottages;
- Inserções de objetos;
- Animações / vídeos;
- Estudar obras de gravadores contemporâneos brasileiros e estrangeiros, como por exemplo: Anselm Kiefer, Giuseppe Penone, William Kentridge, Marco Buti, Claudio Mubarac, Fabrício Lopez, Ernesto Bonato, etc...;
- Técnicas híbridas;
- Conceito de Tempo e Memória nas Artes Gráficas Contemporâneas;
- O livro de artista e a Gravura.
Metodologia
- Desenvolver atividades práticas e teóricas: pesquisas de meios e suportes na Gravura Contemporânea, a presença de questões ligadas à Memória e ao Tempo nas Artes Gráficas;
- Reflexões sobre os procedimentos artísticos interligando pesquisa da gravura e suas tangências na contemporaneidade;
- Encaminhamento de textos para leitura e discussões em sala de aula.
Observação