Turma AV203 - Laboratório III - Turma A

Nome

Laboratório III

Subtítulo

Gravura Contemporânea: relações entre Tempo e Memória

Cód. Disciplina - Turma

AV203 - A


Sala na Sala AP 05 - Depto. Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV203 - Laboratório III
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
INSCRIÇÃO: Carta de Intenção e projeto de pesquisa resumido (luiseweiss2@gmail.com) ALUNOS REGULARES: 15 ALUNOS ESPECIAIS: 8

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

- Produção prática e teórica a partir dos projetos individuais dos alunos; - Apresentações e conversas entre os alunos sobre suas experiências e produções artísticas em forma de seminários; - Entrega de um relatório abordando a práxis e a reflexão do projeto artístico.

Bibliografia

ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Campinas: Editora Unicamp, 2011. BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990. BENJAMIN, Walter. A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas n.1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. CASTLEMAN, Riva. Prints of 20th Century. A history. London: Thames and Hudson, 1976. DIDI-HUBERMAN, Georges. Être Crâne: Lieu, Contact, Pensée, Sculpture. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000. DIDI-HUBERMAN, Georges. L’empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997. DIDI-HUBERMAN, Georges. La Ressemblance par Contact. Paris: Les Éditions de Minuit, 2008. DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1999. EICHENBERG, Fritz. The Art of Print. Masterpieces, History, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976. FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecília. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009. FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaio para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997. IVINS JR., W.M. Imagen impresa y conicimiento. Barcelona: Editorial Gili, 1975. TARKÓVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Cosac&Naify, 1999.

Conteúdo

- Estudar questões relacionadas aos Tempo e à Memória na Gravura Contemporânea; - A Gravura Contemporânea e seus desdobramentos - Intersecções com a fotografia; - Monotipias e frottages; - Inserções de objetos; - Animações / vídeos; - Estudar obras de gravadores contemporâneos brasileiros e estrangeiros, como por exemplo: Anselm Kiefer, Giuseppe Penone, William Kentridge, Marco Buti, Claudio Mubarac, Fabrício Lopez, Ernesto Bonato, etc...; - Técnicas híbridas; - Conceito de Tempo e Memória nas Artes Gráficas Contemporâneas; - O livro de artista e a Gravura.

Metodologia

- Desenvolver atividades práticas e teóricas: pesquisas de meios e suportes na Gravura Contemporânea, a presença de questões ligadas à Memória e ao Tempo nas Artes Gráficas; - Reflexões sobre os procedimentos artísticos interligando pesquisa da gravura e suas tangências na contemporaneidade; - Encaminhamento de textos para leitura e discussões em sala de aula.

Observação