Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala na Sala 05 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Critério de Avaliação

Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente.

Bibliografia

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e suas Regras. São Paulo: Ed. Loyola, 14ªedição, 2009. CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996. CINTRA, Celso. Reflexões sobre o sagrado na música. Arteefilosofia, Ouro Preto, 2014. DAHLHAUS, Carl. Esthetics of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. PIEDADE, Acácio. Jazz, Música Brasileira e Fricção de Musicalidades. Revista OPUS, v.11,2005,p197–207. RIZEK, Ricardo. A Teoria da Harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da música ocidental. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2003.

Conteúdo

 “A musicalidade extra-musical e a extramusicalidade musical” a partir de Ricardo RizeK;  O conceito de Opus e a Música Popular a partir de C.Dalhaus;  As fricções das musicalidades e a aplicação do estudo “tópicas” na música popular a partir de Acácio Piedade;  Música Popular e o Sagrado a partir dos escritos de Alain Daniélou;  O Nacionalismo e o Popular: paralelos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e Canção de Protesto;  A divisão tripartite da semiologia proposta por Nattiez/Molino e suas implicações para o estudo da música popular;  Modo e Temperamento: interdependência mútua;  Propostas musicais para análise da música popular.

Metodologia

Leitura e discussão de textos, vídeos e áudio-palestras.

Observação