Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - A
Sala
na Sala 05 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Paulo José de Siqueira Tiné
Critério de Avaliação
Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente.
Bibliografia
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e suas Regras. São Paulo: Ed. Loyola, 14ªedição, 2009. CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996. CINTRA, Celso. Reflexões sobre o sagrado na música. Arteefilosofia, Ouro Preto, 2014. DAHLHAUS, Carl. Esthetics of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. PIEDADE, Acácio. Jazz, Música Brasileira e Fricção de Musicalidades. Revista OPUS, v.11,2005,p197–207. RIZEK, Ricardo. A Teoria da Harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da
música ocidental. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2003.
Conteúdo
“A musicalidade extra-musical e a extramusicalidade musical” a partir de Ricardo RizeK;
O conceito de Opus e a Música Popular a partir de C.Dalhaus;
As fricções das musicalidades e a aplicação do estudo “tópicas” na música popular a partir de Acácio Piedade;
Música Popular e o Sagrado a partir dos escritos de Alain Daniélou;
O Nacionalismo e o Popular: paralelos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e Canção de Protesto;
A divisão tripartite da semiologia proposta por Nattiez/Molino e suas implicações para o estudo da música popular;
Modo e Temperamento: interdependência mútua;
Propostas musicais para análise da música popular.
Metodologia
Leitura e discussão de textos, vídeos e áudio-palestras.
Observação