Turma AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais - Turma A
Nome
Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV032 - A
Sala
na Sala AP07 do Dept. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Participação em aula, com acompanhamento das leituras conforme o cronograma das aulas.
Elaboração de seminário em grupo com apresentação para a classe.
Trabalho final original baseado nas leituras da disciplina.
Bibliografia
BARBOSA, Ana Mae. Ensino de arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.
COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do acervo Mário de Andrade. 2002. 144p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
COX, Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FINEBERG, Jonathan. The Innocent Eye: children’s art and the modern artist. Princeton: Princeton University Press, 1997.
MATTHEW, J. How young children give meaning to drawing. IN Andrea Gilroy e Tessa Dalley. Pictures at an exhibition: selected essays on art and art therapy. London: Tavistock/Routledge, 1989.
LUQUET, G. H. O desenho Infantil. Porto: Civilizações, 1969.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis, Vozes, 1987.
ROUMA, G. El lenguage gráfico del niño. Buenos Aires: El Ateneo, 1947.
VYGOTSKY, L. S. / SMOLKA, Ana Luiza. Imaginação e criação na infância: ensaios comentados. São Paulo: Ática, 2009.
WALLON, P.; Cambier, A.; e Engelhart, D. Le dessin de l’enfant. Paris, Presses Universitaires de France, 1990.
Conteúdo
Desenho da criança e do adolescente - estudos clássicos
Artistas modernos e a produção plástica infantil
Artistas brasileiros e o ensino de arte
Expressão e criatividade e as metodologias de ensino de arte - entre a psicologia e a educação
O ensino da arte na escola: pesquisas atuais
Metodologia
Aulas expositivas
Produção de desenhos articulados aos estudos clássicos
Seminários
Discussão de textos
Observação
A leitura de textos em inglês e espanhol ou francês é exigência da disciplina