Turma AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais - Turma A

Nome

Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV032 - A


Sala na Sala AP07 do Dept. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Lucia Helena Reily

Critério de Avaliação

Participação em aula, com acompanhamento das leituras conforme o cronograma das aulas. Elaboração de seminário em grupo com apresentação para a classe. Trabalho final original baseado nas leituras da disciplina.

Bibliografia

BARBOSA, Ana Mae. Ensino de arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do acervo Mário de Andrade. 2002. 144p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. COX, Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1995. FINEBERG, Jonathan. The Innocent Eye: children’s art and the modern artist. Princeton: Princeton University Press, 1997. MATTHEW, J. How young children give meaning to drawing. IN Andrea Gilroy e Tessa Dalley. Pictures at an exhibition: selected essays on art and art therapy. London: Tavistock/Routledge, 1989. LUQUET, G. H. O desenho Infantil. Porto: Civilizações, 1969. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis, Vozes, 1987. ROUMA, G. El lenguage gráfico del niño. Buenos Aires: El Ateneo, 1947. VYGOTSKY, L. S. / SMOLKA, Ana Luiza. Imaginação e criação na infância: ensaios comentados. São Paulo: Ática, 2009. WALLON, P.; Cambier, A.; e Engelhart, D. Le dessin de l’enfant. Paris, Presses Universitaires de France, 1990.

Conteúdo

Desenho da criança e do adolescente - estudos clássicos Artistas modernos e a produção plástica infantil Artistas brasileiros e o ensino de arte Expressão e criatividade e as metodologias de ensino de arte - entre a psicologia e a educação O ensino da arte na escola: pesquisas atuais

Metodologia

Aulas expositivas Produção de desenhos articulados aos estudos clássicos Seminários Discussão de textos

Observação

A leitura de textos em inglês e espanhol ou francês é exigência da disciplina