Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A
Nome
Movimento, Ação e Gesto
Subtítulo
Da Mímesis Corpórea à Mímesis da Palavra
Cód. Disciplina - Turma
AC200 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
DISC. CONDENSADA - 24/8 - das 9 às 13h. 25/8 (noite) das 18 às 22h. 26 e 27/8 - das 9 às 13h. 28/8 (noite) das 18 às 22h. 29/8 (sábado) - das 8 às 13h. 31/8 - das 9 às 13h. 01/9 (noite) das 18 às 22h. 02 e 03/9 das 9 às 13h. 04/9 (noite) das 18 às 22h.
Docentes
Critério de Avaliação
Participação nas aulas;
apresentação da sequência de ações;
trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio.
Bibliografia
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006.
________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006.
FERRACINI, Renato. (Org). Corpos em Fuga, Corpos em Arte. São Paulo: Hucitec e FAPESP, 2006.
HIRSON, Raquel Scotti. Tal Qual Apanhei do Pé – uma atriz do Lume em pesquisa. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006.
____________________. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.
Conteúdo
Curso prático.
A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa.
A proposta da disciplina é fazer com que a observação transborde para o território da palavra. A palavra em ação pode conter todas as conexões de imagens que detona, jogando com espaço e tempo. A palavra sugere sons, tensões e ações que tomam outras formas, criando dimensões poéticas em movimento e novas afetações.
Metodologia
Compartilhamento das pesquisas;
aulas práticas contendo elementos do treinamento de ator e treinamento em Mímesis Corpórea desenvolvidos no LUME;
criação e apresentação de uma sequência de ações;
discussão sobre os princípios desenvolvidos.
Observação
Trazer para o primeiro dia do curso:
- roupa confortável de trabalho e tênis;
- aproximadamente 20 imagens em formato possível de serem manuseadas (fotografias ou pinturas - de livros, revistas ou arquivo pessoal),
- dois textos curtos (poema ou pequeno conto);
- equipamentos: um gravador de áudio, fone de ouvido e uma máquina fotográfica digital (para coleta de material em campo);
- caderno de anotações.
Obs: sempre que possível, selecionar materiais que dialoguem com a pesquisa que está sendo desenvolvida no projeto de Pós Graduação.