Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Interpretação do repertório paulista para instrumento de metal

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala na Sala 05 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Esta disciplina será oferecida para executantes de instrumentos de metal. Todos deverão apresentar, no decorrer do semestre, uma obra paulista escrita originalmente para seu instrumento, utilizando as abordagens interpretativas apresentadas nas aulas.

Docentes

Paulo Adriano Ronqui

Critério de Avaliação

Participação ativa nas aulas (1 ponto); apresentação do seminário (2 pontos), do artigo (3 pontos) e da obra selecionada (4 pontos).

Bibliografia

LIMA, Sonia Albano de. Performance & interpretação musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora, 2006. MACGILL, David. Sound in motion, a performancer's guide to greater musical expression, Indiana University Press. Bloomington, 2007. RONQUI, Paulo Adriano. Levantamento e abordagens técnico-interpretativas do repertório para trompete solo escrito por compositores paulistas. 2002. 76f. Dissertação de Mestrado – Instituto Villa-Lobos - Centro de Letras e Artes, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2002. SIMÕES, Nailson de Almeida. Debates. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO (no 5). Rio de Janeiro: CLA/UNIRIO, 2001. THURMOND, J. M. Note Grouping. Lauderdale: Meredith, 1991. Dependendo da heterogeneidade dos alunos participantes da disciplina, poderá haver Bibliografia complementar a ser anunciada.

Conteúdo

A proposta desta disciplina é apresentar diferenciadas abordagens metodológicas sobre o conceito de interpretação musical nos instrumentos de metal. Será trabalhada uma literatura voltada para elementos técnicos e interpretativos aplicada à esses instrumentos. Ao final, todos os alunos apresentarão, além de um artigo escrito, uma obra de compositor paulista escrita originalmente para seu instrumento, utilizando as abordagens interpretivas abordadas no semestre.

Metodologia

Aulas expositivas coletivas, seminários e apresentação dos artigos escritos pelos alunos, além da interpretação das obras paulistas selecionadas pelos alunos.

Observação