Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma A
Nome
Pesquisa Avançada em Artes
Subtítulo
O sujeito cognitivo, corporal e criativo
Cód. Disciplina - Turma
AC002 - A
Sala
na Sala AD04 - PAV ARTES
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
OBS: As aulas iniciam-se prioritariamente no dia 14/08/15 -
SALA AD04 PAV ARTES -IA
Docentes
Critério de Avaliação
Presença, leitura de textos e artigos para discussão em sala, apresentação de investigação criativa e reflexão escrita sobre o processo ao final do curso.
Bibliografia
ALMEIDA, Milton José. O teatro da Memória de Giulio Camilo. Campinas: Atelie, 2006
BACKWATER, Melinda. Composing while Dancing- An improviser's Companion. Madison: The University of Wisconsin Press,2010
HACKNEY, Peggy. Making Connections. New York: Routledge, 2002
HANNA, Thomas. Somatics. Cambridge: Da Capo Press, 1988
IZQUIERDO, Ivan. Memoria. Porto Alegre: ARTMED, 2002
OLSEN, Andrea. A somatic guide to dancing and dance making-The Place of DanceConnecticut: Wesleyan University Press, 2014
YATES,Francis. The Art of Memory. New York: Routledge & Kcgan, 1966
E bibliografia que será indicada durante o curso.
Conteúdo
Nesta disciplina pretendemos conhecer e experienciar diferentes formas de criar, por meio de métodos e técnicas que possibilitem o indivíduo reconhecer suas capacidades para expressar e integrar o conhecimento em diferentes áreas, para tanto reconhecendo-se como sujeito em constante processo criativo. Neste percurso sempre instigados pelo movimentar, criar e investigar, iremos perceber que, conforme Ivan Izquierdo, nós somos nossa memória. Constatando a importância da memória nos processos de pesquisa que requerem tanto o cognitivo, corporal e criativo, propomos um estudo sobre a arte da memória no renascimento (Camillo, Almeida, Yates) até autores contemporâneos. Apresentaremos diferentes metodologias de pesquisa em arte, considerando como importante o debate entre a arte na academia e no âmbito artístico buscando trazer a discussão, as especificidades de pesquisas realizadas e apresentadas na Universidade.
Metodologia
As aulas serão práticas e teóricas, onde os conteúdos se complementam num fluxo criativo.
Tópicos específicos serão apresentados por convidados.
Observação
Aceita-se alunos especiais mediante carta de intenção e currículo para jziviani@unicamp.br