Turma AC001 - Pesquisa em Artes - Turma A
Nome
Pesquisa em Artes
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AC001 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC001 - Pesquisa em Artes
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Ana Maria Rodriguez Costas
Silvia Maria Geraldi
Critério de Avaliação
Produção prática e reflexiva ao longo da disciplina
Produção de trabalho escrito final, articulando estudos práticos, teóricos e projeto individual de mestrado/doutorado de cada pesquisador
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades
Bibliografia
BOLOGNESI, Mario Fernando. Pensamento e história na pesquisa em artes. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v.1, n.1, p.145-147, Jan./Jun. 2014.
BRANDÃO, Tânia. Metodologia nas pesquisas em Artes Cênicas no Brasil. Urdimento – Revista de Estudos Teatrais na América Latina, n. 3, p.4-14, Out./2000.
BYINGTON, Carlos Amadeu Botelho. A pesquisa científica acadêmica na perspectiva da pedagogia simbólica. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995, p. 43-74.
CORNAGO, Óscar. Onde acaba a teoria? In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Silvia (Orgs.). Ensaios em Cena. São Paulo: ABRACE, 2010.
FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y prática: más allá de las fronteras. 1a. ed. Buenos Aires, Galerna, 2004.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v. 1, n. 1, p. 1-17, Jan./Jun. 2014.
FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, n.7, p.77-88, 2009.
GARCIA, José Gustavo Sampaio. O processo de criação em artes cênicas como pesquisa. Tessituras & Criação: Processos de criação em arte, comunicação e ciência. ISSN 2236-3912, n. 1, p.46-56, Mai./2011.
MACHADO, Maria Marcondes. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Sala Preta, v. 2, p. 260-263, 2002.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução: Maria Helena Nery Garcez. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PASSOS, E.; et al (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de subjetividade, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.
ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, 2015.
SALLES, Cecília Almeida. Arte e conhecimento. Manuscrítica - Revista de Crítica Genética. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2012.
Conteúdo
As artes como objeto e problema específicos da investigação científica
As pesquisas positivista e pós-positivista: ontologia e epistemologia
Teoria e prática no campo de estudos da cena contemporânea
Cenários metodológicos da pesquisa em artes da cena
Investigação prática de cenários de pesquisa a partir dos projetos dos alunos
Metodologia
Aulas expositivas
Debates abertos e discussão dos textos da bibliografia
Pesquisa em sala de aula em grupos de estudos
Práticas investigativas levando em consideração a articulação entre os projetos de pesquisa dos alunos e os conteúdos desenvolvidos na disciplina
Observação