Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Composição
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
MS101 - A
Sala
DM 03 Lab. Composição / LASom
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
José Augusto Mannis
Critério de Avaliação
Serão submetidos a avaliação: (1) a análise individual da obra de referência; (2) a ressíntese elaborada; (3) a obra final resultante.
Bibliografia
CAESAR, R. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. In Congresso da ANPPOM, 23., Natal, 2013. Disponivel em: https://www.academia.edu/6662138/A_espessura_da_sonoridade_entre_o_som_e_a_imagem Acesso em 12 de julho de 2015
FERRAZ, Silvio. Música e Repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC/Fapesp. 1998.
GENETTE, G. Fiction et diction. Paris: Seuil, 2004. (1.ed. 1979)
JANET, P. Les début de l’intelligence. Paris: Flammarion, 1935.
LICHTENSTEIN, J. La traduction de “mimêsis” par “représentation” chez Aristote.
Paris: Le Seuil/Dictionnaires le Robert, 2003. Disponível em:
. Acesso em: 25 jan. 2013.
MANDOLINI, R. Heuristique musicale: contributions pour une nouvelle discipline musicologique. Sampzon: Delatour, 2012.
MANNIS, J.A. Processos cognitivos de percepção, análise e síntese atuando no processo criativo: Mímesis de mímesis, In Encontro Nacional de Compositores – EnCom, 2., Londrina, p. 198-225, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/11616845/Processos_cognitivos_no_Processo_criativo_-_M%C3%ADmesis_de_M%C3%ADmesis Acesso em 12 de julho de 2015
MANNIS, José A. Processo Criativo: do material à concretização compreendendo interpretação-performance. In: VOLPE, Maria Alice (org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. Disponivel em: https://www.academia.edu/2455673/Processo_criativo_do_material_a_concretizacao Acesso em 12 de julho de 2015
MANNIS, José A. Ensaio sobre Gesto, Princípio e Idea musical – Parte 1: ‘Pensar prescindindo de raciocínio lógico. In Anais do III Seminário Música Ciência e Tecnologia, São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Música - ECA/USP, p.20-33, 2011.
MANNIS, José A.. Heurística Musical (processos criativos): aprofundamento com abordagem crítica da semiologia musical de J.-J. Nattiez. Campinas: Unicamp, 2009b. (Relatório de Pesquisa). Disponível em: http://unicamp.academia.edu/Jos%C3%A9AugustoMannis Acesso em 01 de março de 2013c
SIMONDON, G. Imagination et invention (1965-1966). Paris: Ed. de la Transparence, 2008. p.139 et seq.
Conteúdo
Esta disciplina esta sendo oferecida em atendimento a demanda por atividades de estimulo à composição e aperfeiçoamento em gestão de processos criativos a partir de experimentos com processos heurísticos em ateliers práticos de invenção musical. Teremos uma obra do repertório contemporâneo analisada, havendo em seguida sua ressíntese direta e de uma obra musical original à partir de elementos materiais e estruturais identificados no estágio de análise e de agenciamentos surgidos na instância da ressíntese. A obra de referência a ser trabalhada é PROLOGUE de Gérard Grisey para viola solo.
Metodologia
O método colocado aqui em prática refere-se à pesquisas recentes desenvolvidas por este docente no campo de processos cognitivos no processo criativo centrado no gesto criativo como um desdobramento multiplo de Mímesis de estruturas e materiais anteriormente assimilados, operacionalizadas através de processos heurísticos.
Observação
Os textos e excertos de textos relevantes para as atividades desta disciplina serão disponibilizados através do Ensino Aberto - TelEduc.