Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma B

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Performance Musical e Pesquisa

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - B


Sala 04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina terá início em 07/03/2016. Em vez de 19h às 22h, a disciplina será oferecida das 18h às 21h.

Docentes

Angelo José Fernandes

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados pela apresentação de seu próprio seminário bem como pela participação nas atividades que serão desenvolvidas durante o curso.

Bibliografia

ALESSANDRINI, Rinaldo. Performance practice in the seconda prattica madrigal. In: Early music. Vl.27, 1999. BROWN, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750- 1900 . Oxford University press 2002. BUKOFZER, Manfred F. Music in the Baroque era: from Monteverdi to Bach. New York: W. W. Norton, 1947. DAHLHAUS, Carl (1991) - Estética Musical, trad. Artur Morão, Lisboa, Ed. 70. ________________ (1995) - Foundations of music history, trad. J. B. Robinson, Cambridge: Cambridge University Press. DART, Thurston. A interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 1990. DONINGTON, Robert. A performer’s guide to Baroque music. New York: Charles Scribner’s Sons, 1973. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. KITE-POWELL, Jeffery T. (ed). A Performer’s Guide to Renaissance Music. New York: Schirmer Books, 1994. MABRY, Sharon. Exploring twentieth-century vocal music. Oxford: Oxford University Press, 2002. MANN, Alfred. Bach and Handel: choral performance practice. Chapel Hill: Hinshaw Music, Inc., 1992. NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984. PARROT, Andrew. The essential Bach choir. Woodbridge: The Boydell Press, 2000. RATNER, Leonard G. Romantic music: sound and syntax. New York: Schirmer Books, 1992. ROSEN, Charles. The Classical Style: Mozart, Haydn and Beethoven. New York, Norton, 1971. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo:Cortez Editora, 2009

Conteúdo

A disciplina propõe palestras sobre temas de pesquisas na área da performance musical, após as quais os alunos farão apresentações de seminários sobre seus temas de pesquisa.

Metodologia

A metodologia se desenvolve em forma de laboratório de apresentação de seminários dos alunos sobre suas próprias pesquisas na área da performance, acompanhadas de sugestões e críticas que os ajudarão na construção do projeto final tendo em vista o exame de qualificação .

Observação