Turma DE003 - Cinema Brasileiro - Turma A

Nome

Cinema Brasileiro

Subtítulo

"Imagem em movimento artístico, político e social em narrativas audiovisuais"

Cód. Disciplina - Turma

DE003 - A


Sala MM 02 - Prédio principal do IA
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE003 - Cinema Brasileiro
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
NÃO SERÃO ACEITOS ALUNOS OUVINTES, POR FAVOR COMPREENDA.

Docentes

Gilberto Alexandre Sobrinho

Critério de Avaliação

Participação crítica durante a disciplina e trabalho final.

Bibliografia

Aaron, Michele. “New Queer Cinema: An Introduction.” New Queer Cinema: A Critical Reader. Ed. Michele Aaron. New Brunswick: Rutgers University Press, 2004. 3-14. B.Ruby Rich, New Queer Cinema. (p.18 -29) http://www.newqueercinema.com.br/images/catalogo.pdf Benshoff, Harry, and Sean Griffin. “A Matter of Life and Death: AIDS, Activism, Film, and Video.” Queer Images: A History of Gay and Lesbian Film in America. Lanham: Rowman & Littlefield, 2005. 201-18. Bessa, Karla. A Teoria queer e os desafios às molduras do olhar. Revista Cult. 2014. http://revistacult.uol.com.br/home/2014/10/a-teoria-queer-e-os-desafios-as-molduras-doolhar/ Bessa, Karla. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade . Cadernos Pagu, 2007. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/12.pdf Halberstam, Jack. “Lovely and Confusing: By Hook or By Crook and the Transgender Look” excerpt from In a Queer Time and Place: Transgender Bodies, Subcultural Lives. New York: NYU Press, 2005. 92-6. Hall, Stuart. Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2009. Mbembe, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antigona, 2014. Metz, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977, 2a ed. Mulvey, L. Death 24x a second : stillness and the moving image. London : Reaktion Books, 2006. Mulvey, L. Fetishism and curiosity. Bloomington: British Film Institute, 1996. Mulvey, L. Visual and other pleasures. Bloomington: Indiana University Press., 1989. Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. I. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1976. Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. II. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1985. Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. I. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005. Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005. McRuer, Robert, and Abby Wilkerson. Introduction to Desiring Disability: Queer Theory Meets Disability Studies (special issue). GLQ: A Journal of Lesbian and Gay Studies 9.1-2 (2003): 1-23 Mercer, Kobena. “Dark and Lovely Too: Black Gay Men in Independent Film.” Queer Looks: Perspectives on Lesbian and Gay Film and Video. Eds. Martha Geyer, John Greyson, and Pratibha Parmar. New York: Routledge, 1993. 238-56. Muñoz, José Esteban. “Feeling Utopia.” Cruising Utopia: The Then and There of Queer Futurity. New York: NYU Press, 2009. 1-18 Sobrinho, G.A. Vídeo, documentários e mulheres no Brasil (no prelo) Sobrinho, G.A. . O documentário brasileiro na era do vídeo. REVISTA GEMInIS, v. 00, p. 17, 2014. Sobrinho, G.A. . Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários. Lumina (UFJF. Online), v. 01, p. 01-24, 2014. Sobrinho, Gilberto A. MELLO, Cecília. O filme ensaio e a voz política na Grã-Bretanha. In: In: TEIXEIRA, F.L.. (Org.). O ensaio no cinema. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2015. Stam, Robert; Shohat, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Stam, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003. Stam, Robert. Multiculturalismo tropical. Uma história comparativa das raças na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008. Trinh T., Minh-há. The digital film event. New York: Routledge, 2005

Conteúdo

O conteúdo programático será entregue no início do curso e seu foco se dará em função das pesquisas do Grupo de Pesquisa NACID - Narrativas Audiovisuais e Construções de Identidades (CNPQ), "Os gêneros e os formatos narrativos audiovisuais assumem contornos formais, estilísticos, estéticos e de conteúdo diferenciados. Tomamos a diversidade das narrativas, nacional e internacionalmente, em suas manifestações em filmes de ficção, de documentário, de teleficção e narrativas transmidiáticas, bem como em sua negação ou radicalização, no cinema experimental, na videoarte e nas instalações multi-telas. A partir desse amplo escopo, as pesquisas reunidas neste grupo orientam-se pelo estudo de textos centrando-se nas diferentes abordagens que relevem as identidades, as identificações e as subjetivações nos produtos finais. Assim, o trabalho de mediação entre imagem, mundo e espectador centra-se em interrogar sobre as construções e desconstruções identitárias relacionadas à nação e ao mundo globalizado, à raça e à etnia, ao gênero e à sexualidade, às subjetividades em constituição e às práticas comunitárias no campo e na cidade. É imperativo o tensionamento entre arte e política." 1) Relação entre Estudos Culturais e Estudos Visuais 2) Diáspora: vozes e disputas 3) Em torno da diferença: a questão multicultural e pós-colonial 4) Feminismos, feminilidades queer e performatividade de Gênero no cinema 5) O feminismo negro e o filme ensaio 6) Transgeneridade, raça e sexualidade na produção audiovisual independente 7) Pobres, pretos, sujos e malvados- desvios e torções na normatividade visual no cinema, na televisão e no vídeo 8) Das políticas de identidade aos processos de identificação e subjetividade a partir do vídeo 9) O cinema queer de Derek Jarman 10) Telas, corpos e desejos em Marlon Riggs, Isaac Julien e Cheryl Dunye FILMOGRAFIA BÁSICA (ESSES TÍTULOS SÃO INDICATIVOS, HAVERÁ UM INCREMENTO DOS MESMOS) Chocolate Babies. Dir. Stephen Winter (1997) M : FtF: Female to Femme. Dir. Elizabeth Stark & Kami Chisholm (2006) Madame Satã. Dir. Karim Aïnouz (2003) Rainha Diaba. Dir. Antônio Carlos da Fontoura (1974) Be like Others- Tanaz Eshaguian (2008) This is Not an AIDS Advertisement (1987, 14min) de Isaac Julien Riddles of the Sphinx. Dir. Laura Mulvey e Peter Wollen (1977) The Stuart Hall Project. Dir. John Akomphrah (2013) Looking for Langston. Dir. Isaac Julien (1989) The Angelic Conversation. Dir. Derek Jarman(1985) Ori. Dir. Raquel Gerber (1989) Lesbian mother; The apartment; She has beard – Rita Moreira Alma no olho, Dir, Zózimo Bulbul (1974)

Metodologia

Aulas expositivas, visionamento de material audiovisual, discussões sobre filmes e textos.

Observação

INÍCIO DAS AULAS: 08/03 NÃO SERÃO ACEITOS ALUNOS OUVINTES, POR FAVOR COMPREENDA.