Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Discussões e reflexões estéticas a cerca da música popular e a pesquisa em música.
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Paulo José de Siqueira Tiné
Critério de Avaliação
Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente.
Bibliografia
CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996.
CINTRA, Celso. Reflexões sobre o sagrado na música. Arteefilosofia, Ouro Preto, 2014.
FUBINI, Enrico. Estética da Musica. Lisboa: Edições 70, 2008.
NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005.
PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, músicalidades e tópicas. Revista Per Musi. Belo Horizonte: n23, 2011, p.103-112.
Conteúdo
Reflexões sobre o conceito de Opus e a Música Popular;
As fricções das musicalidades e o estudo de “tópicas” na música popular;
Discussões sobre a Música Popular e o Sagrado;
O Nacionalismo e o Popular: paralelos e diferenças entre o nacionalismo modernista e o nacional-popular;
A divisão tripartite da semiologia e suas implicações para o estudo da música popular;
Modo e Temperamento: interdependência mútua;
Propostas musicais para análise da música popular.
Metodologia
Leitura e discussão de textos, vídeos e áudio-palestras.
Observação