Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Encenação

Subtítulo

Da palavra à ação: a peça As Aves, de Aristófanes

Cód. Disciplina - Turma

AC302 - A


Sala na Sala AC11
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC302 - Tópicos Especiais em Encenação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Leituras obrigatórias, participação nos seminários e trabalhos práticos. Trabalho final escrito.

Bibliografia

Aristófanes. As Aves. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1996. Deleuze, Gilles. "Um Manifesto de Menos" in Sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2010.(pp 25-64) Hutcheon,Linda. "Definição de Paródia"; "O Alcance Pragmático da Paródia" in Uma Teoria da Paródia. Lisboa: edições 70.(pp45-87) Roberto Machado/Deleuze, Gilles. "Introdução" in Sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2010.(pp 7-23) Sinisterra, José Sanchis. Da Literatura ao Palco: dramaturgia de textos narrativos. São Paulo: É Realizações. 2016 Ryngaert, Jean-Pierre."ABORDAGENS METÓDICAS" in Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes. 1996. (pp35-141) Sarrazac,Jean-Pierre. "Fábula, Processo, Paixão" in Sobre a Fábula e o Desvio.Rio de Janeiro: 7Letras: Teatro do Pequeno Gesto. 2013. (pp73-92)

Conteúdo

Com objetivo de investigar a produção de uma dramaturgia contemporânea, de caráter fragmentário que se desloca de conceitos de coerência, de unidade, oriundos da lógica no tratamento dramático dos textos e tomando como partida a peça As Aves, de Aristófanes, e em busca de formas dramáticas que reproduzam esses deslocamentos,o programa desta disciplina apoia-se em três eixos de investigação que relacionam a palavra à ação, a dramaturgia escrita à atoral: - Questões da dramaturgia e da narrativa; - Questões da dramaturgia fabular; - Teatralização da textualidade originária: As Aves de Aristófanes. Nessa trajetória, buscamos ainda discutir os limites dessa renúncia à unidade, coerência, continuidade, sem se perder em formas dramáticas que não atentam à desorientação do receptor.

Metodologia

Leituras específicas da bibliografia, seminários teóricos relacionados aos dois primeiros núcleos. Propostas práticas, oficinas e experimentações dramatúrgicas relacionadas ao terceiro núcleo do programa.

Observação