Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Encenação
Subtítulo
Da palavra à ação: a peça As Aves, de Aristófanes
Cód. Disciplina - Turma
AC302 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC302 - Tópicos Especiais em Encenação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Leituras obrigatórias, participação nos seminários e trabalhos práticos.
Trabalho final escrito.
Bibliografia
Aristófanes. As Aves. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1996.
Deleuze, Gilles. "Um Manifesto de Menos" in Sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2010.(pp 25-64)
Hutcheon,Linda. "Definição de Paródia"; "O Alcance Pragmático da Paródia" in Uma Teoria da Paródia. Lisboa: edições 70.(pp45-87)
Roberto Machado/Deleuze, Gilles. "Introdução" in Sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2010.(pp 7-23)
Sinisterra, José Sanchis. Da Literatura ao Palco: dramaturgia de textos narrativos. São Paulo: É Realizações. 2016
Ryngaert, Jean-Pierre."ABORDAGENS METÓDICAS" in Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes. 1996. (pp35-141)
Sarrazac,Jean-Pierre. "Fábula, Processo, Paixão" in Sobre a Fábula e o Desvio.Rio de Janeiro: 7Letras: Teatro do Pequeno Gesto. 2013. (pp73-92)
Conteúdo
Com objetivo de investigar a produção de uma dramaturgia contemporânea, de caráter fragmentário que se desloca de conceitos de coerência, de unidade, oriundos da lógica no tratamento dramático dos textos e tomando como partida a peça As Aves, de Aristófanes, e em busca de formas dramáticas que reproduzam esses deslocamentos,o programa desta disciplina apoia-se em três eixos de investigação que relacionam a palavra à ação, a dramaturgia escrita à atoral:
- Questões da dramaturgia e da narrativa;
- Questões da dramaturgia fabular;
- Teatralização da textualidade originária: As Aves de Aristófanes.
Nessa trajetória, buscamos ainda discutir os limites dessa renúncia à unidade, coerência, continuidade, sem se perder em formas dramáticas que não atentam à desorientação do receptor.
Metodologia
Leituras específicas da bibliografia, seminários teóricos relacionados aos dois primeiros núcleos.
Propostas práticas, oficinas e experimentações dramatúrgicas relacionadas ao terceiro núcleo do programa.
Observação