Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma B

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Práticas de performance do repertório clássico, romântico e brasileiro

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - B


Sala na Sala DM 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Emerson Luiz De Biaggi

Esdras Rodrigues Silva

Critério de Avaliação

participação em aulas, trabalhos escritos

Bibliografia

Andrade, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. Rio de Janeiro: Villa Rica Editoras Reunidas Ltda, 1991. Brown, Clive: Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900, Oxford University Press, 1999. Cançado, Tânia Maria Lopes. O "fator atrasado" na música brasileira: evolução, características e interpretação. Per Musi. Belo Horizonte, v.2, 2000, p. 5-14. Kater, Carlos. Musica viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção a modernidade. São Paulo, SP: Musa: Atravez, 2001. Kiefer, Bruno. Musica e dança popular: sua influencia na musica erudita. 2. ed. Porto Alegre, RS: Movimento, 1983. Laboissiere, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da comunicação poetica. São Paulo, SP: Annablume, 2007. Rosen, Charles: The Romantic Generation, Harvard university Press, Cambridge, 1995. Rosenblum, Sandra P.: Performance practices in Classic Piano Music: Their Principles and Applications, Indiana University Press, Bloomington, 1988. Stowell, Robin: Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries, Cambridge University Press, 1985.

Conteúdo

estudo interpretativo e estilístico de peças dos repertórios clássico, romantico e brasileiro

Metodologia

leitura e discussão de textos, apresentação de gravações e performances emblemáticas dos 3 repertórios, coaching de música de câmara com grupos formados por alunos.

Observação

destinado prioritariamente a alunos ligados a área de performance instrumental e vocal