Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma B
Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
Práticas de performance do repertório clássico, romântico e brasileiro
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
participação em aulas, trabalhos escritos
Bibliografia
Andrade, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. Rio de Janeiro: Villa Rica Editoras Reunidas Ltda, 1991.
Brown, Clive: Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900, Oxford University Press, 1999.
Cançado, Tânia Maria Lopes. O "fator atrasado" na música brasileira: evolução, características e interpretação. Per Musi. Belo Horizonte, v.2, 2000, p. 5-14.
Kater, Carlos. Musica viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção a modernidade. São Paulo, SP: Musa: Atravez, 2001.
Kiefer, Bruno. Musica e dança popular: sua influencia na musica erudita. 2. ed. Porto Alegre, RS: Movimento, 1983.
Laboissiere, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da comunicação poetica. São Paulo, SP: Annablume, 2007.
Rosen, Charles: The Romantic Generation, Harvard university Press, Cambridge, 1995.
Rosenblum, Sandra P.: Performance practices in Classic Piano Music: Their Principles and Applications, Indiana University Press, Bloomington, 1988.
Stowell, Robin: Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries, Cambridge University Press, 1985.
Conteúdo
estudo interpretativo e estilístico de peças dos repertórios clássico, romantico e brasileiro
Metodologia
leitura e discussão de textos, apresentação de gravações e performances emblemáticas dos 3 repertórios, coaching de música de câmara com grupos formados por alunos.
Observação
destinado prioritariamente a alunos ligados a área de performance instrumental e vocal