Turma MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Subtítulo
INTRODUÇÃO À RETÓRICA EM MÚSICA
Cód. Disciplina - Turma
MS103 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CONDENSADA - 1a Metade do Semestre - Esta disciplina será oferecida de maneira concentrada, de segunda a sexta das 17 às 20 horas, no período de 06 a 17/03/2017.
Docentes
Critério de Avaliação
- freqüência
- seminários
- trabalho de final de semestre
- avaliação individual de desempenho pelos professores
Bibliografia
ARISTÓTELES, Arte Póética. São Paulo, Ed. Martin Claret, 2004, Tradção de Pietro Nassetti
ARISTÓTELES, Retórica. Portugal, Imprensa Nacional - Clássicos de Filosofia, 1998, Tradução de Manuel Alexandre Junior, Paulo Farmhouse, Abel do Nascimento Pena, Introdução de Manuel Alexandre Junior.
BARTEL, Dietrich, Musica Poetica - musical rhetorical figures in German Baroque Music, USA, University of Nebraska Press, 1997
BARTHES, Roland, A Retórica antiga, Petrópolis, Ed. Vozes, 1975
CICERO, De Oratore, LOEB Classical Library, Cambridge, Mass. Harvard University Press, 1988
CICERO, Partições Oratórias, São Paulo, USP, 1996, Tradução de Angélica Chiappetta
BURMEISTER,Joahim. Musical Poetics, translated, with Introduction and Notes by Benito V. Rivera. New Haven, Yale University Press, 1993
Conteúdo
Introdução à retórica clássica e a conexão entre retórica e música, particularmente a do período barroco. Premissas da retórica clássica - a idéia aristotélica de imitação - a poética musical no humanismo italiano - as partes do discurso retórico - figuras retóricas e retórico-musicais (Affektenlehre) - decoro e agudeza como premissas do discurso retórico - a retórica musical na segunda metade do século XVIII
Metodologia
- a disciplina será oferecida em forma de palestras temáticas, com professores do programa e especialistas convidados
- leitura e interpretação de textos previamente selecionados
- análise retórica de trechos musicais selecionados
Observação