Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
MS110 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
• Resenha de uma etnografia etnomusicológica recente (30%);
• Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (70%).
Bibliografia
BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973.
DeNORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musician: Music-making in an English Town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
MANUEL, Peter. “Ethnomusicology and aesthetics.” In T. Gracyk and A. Kania (org.), The
PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf]
REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e cultura, 9, 2014.
_____. Voices of the Magi: Enchanted Visions in Southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002.
RICE, Timothy. Reflections on Music and Meaning: metaphor, signification, and control in the Bulgarian case. British Journal of Ethnomusicology, 10(1):19-38, 2001.
ROCHA, S. F. Memória: uma chave afetiva para o sentido na performance musical... Per Musi, 21: 97-108, 2010,
SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.
STOKES, Martin. Introduction, In M Stokes (Org.), Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1994.
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.
WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambrige University Press, 1998.
Conteúdo
- Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento;
- Visão panorâmica dos debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais;
- Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados;
- Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.
Metodologia
- Aulas expositivas;
- Discussões coletivas;
- Apresentações de alunos;
- Apresentações audio visuais;
- Leitura intensiva de literatura relevante.
Observação