Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala MU41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

• Resenha de uma etnografia etnomusicológica recente (30%); • Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (70%).

Bibliografia

BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973. DeNORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musician: Music-making in an English Town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. MANUEL, Peter. “Ethnomusicology and aesthetics.” In T. Gracyk and A. Kania (org.), The PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf] REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e cultura, 9, 2014. _____. Voices of the Magi: Enchanted Visions in Southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002. RICE, Timothy. Reflections on Music and Meaning: metaphor, signification, and control in the Bulgarian case. British Journal of Ethnomusicology, 10(1):19-38, 2001. ROCHA, S. F. Memória: uma chave afetiva para o sentido na performance musical... Per Musi, 21: 97-108, 2010, SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015. STOKES, Martin. Introduction, In M Stokes (Org.), Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1994. TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008. WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambrige University Press, 1998.

Conteúdo

- Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento; - Visão panorâmica dos debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais; - Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados; - Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.

Metodologia

- Aulas expositivas; - Discussões coletivas; - Apresentações de alunos; - Apresentações audio visuais; - Leitura intensiva de literatura relevante.

Observação