Turma DE629 - Seminários Avançados V - Turma A
Nome
Seminários Avançados V
Subtítulo
South Of The West - History And Theory: Australian And Brazilian Documentary
Cód. Disciplina - Turma
DE629 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE629 - Seminários Avançados V
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
O curso será parcialmente ministrado em inglês. É necessário algum domínio da língua para cursá-lo. As provas e avaliações poderão ser redigidas em português.
As aulas terão início no dia 23/03. Mesmo horário
Docentes
Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Critério de Avaliação
Prova Escrita
Bibliografia
- Barnouw, Erik. Documentary – a history of the non-fiction film. Nova York, Oxford University Press, 1993.
- Bernardet, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. Brasiliense, São Paulo,1985.
- Carroll, Noël. Ficção, Não Ficção e o cinema da asserção pressuposta: uma análise conceitual in Ramos, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo, SENAC, 2005.
- CINEMAIS nº8, novembro/dezembro 1997 (número sobre documentário).
- CINEMAIS Nº 36, janeiro/fevereiro 2004 (número sobre documentário).
- Comolli, Jean-Louis. Ver e Poder - A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.
- Gauthier, Guy. O Documentário, um outro cinema. Campinas, Papirus, 2011.
- Lane, Jim. The Autobiographical Documentary in America. Wisconsin, University of Wisconsin Press, 2002.
- Labaki, Amir e Mourão, Maria Dora (org.). O Cinema do Real. São Paulo, CosacNaify, 2005.
- Lins, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho – Televisão, Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004.
- Michelson, Anette. Kino-Eye – the writings of Dziga Vertov. Berkeley, University of California Press, 1984.
- Migliorin, Cezar. Ensaios no real - o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2010.
- Nichols, Bill. Blurred Boundaries - Questions of Meaning in Contemporary Culture. Indiana University Press, 1994.
- idem. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005.
- Odin, Roger. A Questão do Público: uma abordagem semiopragmática. in Ramos, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo, SENAC, 2005.
- Omar, Arthur. O Antidocumentário, provisoriamente. CINEMAIS nº8, novembro e dezembro 1997.
- Plantinga, Carl. Rethoric and Representation in Nonfiction Film. Cambridge Univ. Press, 1977.
- Ramos, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo, SENAC, 2008.
- Renov, Michael (org). Theorizing Documentary. Routledge, Nova York,1993.
- Roscoe, Jane e Hight, Craig. Faking It. Mock-documentary and the subversion of factuality. Londres, Manchester University Press, 2001.
- Rothman, William. Documentary Film Classics. Cambridge University Press, Nova York, 1997.
- Schvarzman, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo, Ed. Unesp, 2004.
- Sobchack, Vivien. The Adress of the Eye - a phenomenology of film experience. Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1992.
Conteúdo
South Of The West - History And Theory: Australian And Brazilian Documentary
JOHN GRIERSON AND THE SOUTHERN DOCUMENTARY TRADITION
Tracing the influence and adaptation of Griersonian tenets in the southern hemisphere
Night Mail (Harry Watt and Basil Wright GB 1936)
The Back of Beyond (John Heyer AUS 1954)
CINEMA VERITE
Brazilian and Australian uses of cinema verite, locating reality in the everyday
Pat and Eddy’s Greyhound Racing Family (Brian McKenzie AUS 1995)
ETHNOGRAPHIC FILM
Collaborative ethnographic form and content. Performing history and place.
Two Laws: A Film in Four Parts (Carolyn Strachan, Alessandro Cavadini, Borroloola Aboriginal Australian Community AUS 1981)
FEMINISM AND DOCUMENTARY
Feminist criticisms of patriarchy and documentary realism
A Song of Air (Merrilee Bennett Aust 1987)
My Life Without Steve (Gillean Leahy AUS 1986)
THE ESSAY FILM
Essaying knowledge and identity from a southern perspective
One Way Street: Fragments for Walter Benjamin (John Hughes AUS 1992)
REALITY TV
Factual television and contemporary currents in social documentary
Go Back to Where You Came From Series I (Cordell-Jigsaw AUS 2011)
TRAUMA AND TESTIMONY
Audio-visual innovation in recalling historical events
Nostalgia for the Light (Patricio Guzmán CHI 2010)
Whispering in our Hearts (Mitch Torres AUS 2001)
ACTIVISM AND ASYLUM SEEKERS
Contemporary events and paratextual effects of documentary
Freedom Stories (Steve Thomas AUS 2015
Chasing Asylum (Eva Orner AUS 2015
MOCKUMENTARY
Irony and parody in documentary film
Cane Toads: An Unnatural History (Mark Lewis AUS 1988)
ENVIRONMENT AND DOCUMENTARY
Rendering location and environment in the global era
Wild (Ross Gibson AUS 1993)
Metodologia
Aulas expositivas. Será utilizada projeção de filmes.
Observação
O curso será ministrado parcialmente em inglês. A avaliação (trabalho final) será em português.