Nome
Seminários Avançados I
Subtítulo
Cinema e Fotografia
Cód. Disciplina - Turma
DE625 - A
Sala
Mini Auditório do IEL - sala: SM02 após
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE625 - Seminários Avançados I
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Curso ministrado excepcionalmente em período integral no mês de agosto, às terças-feiras, de 9h às 12h, e de 14h às 17h, pelo professor convidado Philippe Dubois (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle). Durante o mês de agosto, período de participação do Prof. Philippe Dubois, o curso será ministrado em francês. Nos meses subsequentes o curso será ministrado normalmente em português.
Docentes
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Critério de Avaliação
Trabalho final submetido sob forma de artigo.
Bibliografia
Bibliografia Básica
DUBOIS, Philippe.
Fotografía & Cine. Fundación Televica/Editora Serieeve, em 2013.
“A imagem-memória ou a mise-em-film da fotografia no cinema autobiográfico”, LAICA-USP - Volume 1, Número 1, julho de 2012.
Programa Complementar
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: Hibridismos e Intertextualidade
Bibliografia básica
ANDIÓN, Margarita Ledo. Cine de Fotógrafos. Bracelona: Editorial Gustavo Gili,
2005.
ANSON, Antonio. Novelas como álbumes. Fotografía y literatura, Murcia, Mestizo, 2000.
ANSON, Antonio; SCIANNA, Ferdinando (eds.). Las palabras y las fotos. Literatura y fotografia/ Words and Photographs. Literature and Photography, Madrid, Ministerio de Cultura, 2009.
BRASSAÏ,
Proust e a Fotografia, Zahar:São Paulo, 2005.
CAMPANY, David. Photography and Cinema. Londres: Reaktion Books, 2008.
CAMPANY, D. (org.). The Cinematic. Londres: Whitechapel e e MIT Press, 2008
DELEUZE, Gilles. Cinéma 1: L’Image Mouvement. Paris: Les Éditions de Minuit,
2012.
____. Cinema 2: A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DUBOIS, Philippe. Fotografía & Cine. Oaxaca de Juárez: Ediciones Ve S.A. de C.V., 2013.
____. La Question Vidéo: entre cinéma et art contemporain. Paris: Exhibitions International, 2012.
____. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. Campinas: Papirus, 2008.
____. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaify, 2004.
ELIAS, Érico. Fotofilmes Brasileiros. São Paulo: Sesc e Kinofurom, 2015.
_____. Fotofilmes: da fotografia ao cinema. Campinas: Instituto de Artes, Unicamp, 2009.
FONTCUBERTA, Joan.
La fúria de las imágenes - Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2016.
MARKER, Chris. Commentaires. Paris: Editions du Seuil, 1961.
____. Commentaires 2. Paris: Editions du Seuil, 1967.
PARENTE, André. Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira. Rio de
Janeiro: Editora +2, 2015.
PLAZA, Julio G.
“ Poética pós-fotográfica”. Revista Comunicações e Artes, São Paulo, v. 17, n. 28, p. 5-11, 1994.
SHORE, Robert.
Post-Photography. The artist with a câmera. London: Laurence Kink Publishing, 2011.
SIFIANOS, Georges. Esthétique du Cinéma d’Animation. Paris: Editions du Cerf, 2012.
TACCA, Fernando C. de.
____ “O Fotográfico na Literatura”. Revista Facom (FAAP), número 23, p.40-63, 2011.
http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_23/index.html
____ “Os lugares do fotográfico em fotofilmes espanhóis contemporâneos”. Revista Signicação n.39. São Paulo: USP, 2013.
POSTFOTOGRAFÍA
http://basespostfotografia.blogspot.com.br/
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
DE625 – Seminário Avançados I: Cinema e Fotografia
Bibliografia básica:
ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003, pp. 15-45.
AUMONT, J. et al. A estética do filme. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2011.
BARTHES, R. A câmera clara: notas sobre a fotografia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BAUDRY, J.-L. Cinema: efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base. In: In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. 4ª.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008, pp.383-399.
BAZIN, A. O cinema, ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
DELEUZE, G. ¿Qué és um dispositivo?. In: _______. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp.155-161.
GAUDREAULT, André. Film, narrative, narration : the cinema of the Lumière Brothers. In: ELSAESSER, Thomas; BARKER, Adam (Eds.). Early cinema: space, frame, narrative. London: BFI Publishing, 1990, pp. 68-75.
LEYDA, J. Films beget films. Nova York: Hill and Wang, 1964.
MANOVICH, Lev. “What is Digital Cinema?” (1995). Disponível em http://manovich.net/content/04-projects/009-what-is-digital-cinema/07_article_1995.pdf. Acesso em 22 de maio de 2017.
_____. The Language of New Media. Cambridge/London: MIT Press, 2001.
METZ, C. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977.
PRINCE, Stephen. “True Lies: Perceptual Realism, Digital Images, and Film Theory”. Film Quarterly, Vol. 49 No. 3, Spring, 1996; (pp. 27-37) DOI: 10.2307/1213468.
QUEIRÓZ, João; SUPPIA, Alfredo. “Indexicalidade da imagem no cinema digital”. Lumina, Vol. 6, nº 2, dezembro 2012, pp. 1-15.
XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.
Conteúdo
A primeira parte do curso, com quatro sessões diárias de seis horas cada, durante quatro semanas no mês de agosto, será ministrada pelo professor visitante, Philippe Dubois (Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle), excepcionalmente em período integral, das 9h às 12h e das 14h às 17h, às terças-feiras. As aulas do Prof. Philippe Dubois serão ministradas em francês. O restante do curso será desenvolvido conforme conteúdo programático das disciplinas dos programas, com os professores Alfredo Suppia, Fernando de Tacca e Mariana Duccini, com aulas ministradas em português.
Dias de aulas:
Agosto: dias 08/15/22/29 (períodos da manhã e da tarde, ministrado por Philippe Dubois)
Setembro: dias 05/12/19/26 (período da tarde)
Outubro: dias 03/10/17 (período da tarde)
Conteúdo programático:
Photographie et Cinéma: passages d’images
1ère partie : semaines 1 et 2 (4 séances) :
Cinéma et photographie I :
Autobiographie, autoportrait et art de la mémoire
chez Raymond Depardon, Agnès Varda, Chris Marker et Jean Eustache
Argument :
Un certain nombre de ciné-photographes français « modernes », autant photographes que cinéastes, ont développé des œuvres mixtes, faites le plus souvent de photographies re-filmées, pour faire un singulier travail de mémoire, qui prend des allures d'autobiographie ou d'autoportrait (parfois indirects). Ce sont différentes stratégies de théâtralisation de la mémoire entre photographie et cinéma qu'on examinera, à travers des modèles mnémoniques comme ceux des "arts de la mémoire".
Plan des séances :
Séance 1 : Introduction à la problématique : 1) des films faits de photographies. 2) l'autobiographie et l'autoportrait (filmés). 3) la tradition des "arts de la mémoire"
Séance 2 : Raymond DEPARDON (Des Années-déclic au Journal de France)
Séance 3 : Agnès VARDA (Ulysse, Salut les Cubains)
Séance 4 : Chris MARKER (Si j’avais quatre dromadaires, La Jetée) et Jean EUSTACHE (Les photos d’Alix)
2ème partie : semaines 3 et 4 (4 séances) :
Cinéma et photographie 2 :
Au-delà de l’opposition canonique, les formes intermédiaires entre l’immobilité (photographique) et le mouvement (cinématographique) : variation de vitesse et élasticité temporelle des images
Argument :
Tout au long du 20è siècle, on a toujours opposé, de façon manichéenne, photographie et cinéma au nom de l’immobilité et du mouvement dans et de l’image. Il s’agira d’interroger ce clivage et de montrer 1) qu’il est loin de pouvoir définir fermement les deux domaines, même historiquement, tant il existe des « formes intermédiaires » entre les deux (des « photos qui bougent », des films qui sont fixes, du ralenti à l’arrêt sur image), 2) qu’aujourd’hui, depuis l’avènement du digital, on est dans des formes de porosité généralisée entre l’immobilité et le mouvement, ouvrant à une esthétique de l’élasticité temporelle des images
Plan des séances :
Séance 1 : histoire de l’apparition du champ : les formes canoniques du temps photographique
Séance 2 : histoire de l’apparition du champ : les formes canoniques du temps filmique
Séance 3 : les écarts et les formes intermédiaires : les poses longues, les bougés et les filés de la photo ; les ralentis, les arrêts sur image, etc.
Séance 4 : le tournant numérique et l’élasticité ontologique du temps manipulé
Programa Complementar
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: Hibridismos e Intertextualidade
Responsável: Prof. Dr. Fernando C. de Tacca
1ª. Aula: Fotografia e literatura
2ª. Aula: Pós-fotográfico: fotografia, artes visuais
3ª. Aula: Fotofilmes - apropriação e criação
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
DE625 – Seminário Avançados I: Cinema e Fotografia
Responsável: Prof. Dr. Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Prof. Participante: Profa. Dra. Mariana Duccini
1ª. Aula: Fotografia e cinema de compilação
2ª. Aula: A fotografia e os gêneros cinematográficos
3ª. Aula: Para além do paradigma indexical em cinema
Metodologia
Aulas teóricas. Exibição de filmes. Debates. Seminários.
Observação