Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Arte, Cultura e Sociedade
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - A
Sala
Sala 03 do Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Início do curso em 31/07/2017
Docentes
Critério de Avaliação
A disciplina terá como avaliação a participação nas discussões além de um trabalho final expositivo onde os alunos aplicarão as noções desenvolvidas em suas respectivas áreas de atuação artística e de pesquisa, tendo como opção também um trabalho escrito final.
Bibliografia
BECKER, Howard S. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp: Zouk, 2003.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v.22, n.2, jul/dez 1997. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p.15-46.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MEDVIÉDEV, Pável N. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
VÁZQUES, Adolfo Sánches. As ideias estéticas de Marx. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
VOLOCHÍNOV, Valentin (BAKHTIN, Mikhail). A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
Conteúdo
Este curso pretende discutir os processos de refração que se estabelecem entre as artes, a sociedade e a cultura. A partir de uma perspectiva da sociologia reflexiva, dos estudos culturais e da filosofia da refração pretende-se levantar questões sobre a dinâmica de apropriação e atribuição de sentidos presente nas várias manifestações artísticas, principalmente musicais.
Metodologia
As aulas serão expositivas dialogadas e terão como ferramenta principal a exposição, audição e discussão de exemplos (principalmente musicais e visuais) por meio dos quais pretende-se estimular uma apropriação não só teórica, mas prática dos conceitos teóricos envolvidos. O textos usados como base das discussões serão escolhidos a partir da bibliografia indicada, podendo haver acréscimos, exclusões e substituições conforme o andamento das discussões e necessidade de aprofundamento dos assuntos durante o curso.
Observação