Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Dança: topologias modernas/des-modernas, coloniais/des-coloniais
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - B
Sala
Sala SM01 - Ciclo Básico - Anexo 1 - 2ºa
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida na 2a metade do 2o semestre. Horários especiais - 5/10, 19/10, 9/11 e 23/11: das 14 às 17h e das 19 às 22h; 6/10, 20/10 e 10/11: das 9 às 12h e das 14 às 17h; 24/11: das 9 às 12h
Docentes
Cassia Navas Alves de Castro
Critério de Avaliação
Participação em sala de aula, entrega de artigo ao final da disciplina e de resenhas curtas - quase-anotações de "diário de bordo"- ao longo de seus encontros.
Bibliografia
BURT, R. Representantions of modernity, “race” and nation in early modern dance. London/New York : Routledge, 1988.
FRANKO, M. La danse comme texte/Idéologies du corps barroque. Paris: Kargo & L´Éclat, 2005.
JAMESON, F. Pós-Modernismo, a Lógica cultural do Capitalismo Tardio, São Paulo: Ática, 1996.
NAVAS, C. Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec, 1999.
NEGRI, A. & HARDT, M. Multidão, guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
SEN, A.Identidade e Violência: a ilusão do destino. São Paulo: Iluminuras/Observatório Itaú Cultural,2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ADORNO, T. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, T. W. Para uma teoria da obra de arte. in Teoria Estética. Col. Arte e Comunicação Lisboa: Edições 70, 1988.
AMNESTY International Report 2016/17- The State of The Word´s Human Rights.
ANDRADE, M. Danças Dramáticas do Brasil. 2ª ed. 1º, 2º e 3º tomos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982.
BALESTRIN, L. M. A. Sociedade civil, democracia e violência. in Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.30 no.87 São Paulo Feb. 2015.
BANES, S. Terpsichore in sneakers. Boston: Houghton Mifflin, 1980.
BERNARD, M. De la création chorégraphique. Paris : Centre National de la Danse, 2001.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org). Pierre Bourdieu: sociologia.são Paulo: Ática, 1983. p.122-155.
BRODY, S. Hyphen-nations. Em Cruising the Performative: Interventions into the representation of Ethinicity, Nacionality and Sexuality (Unnatural Arts). CASE, S. E. (ed.) Indiana: Indiana University, 1995.
CARDONA, P. (2000). Dramaturgia de bailarín, cazador de mariposas. México DF: Conaculta/INBA, 2000.
CHARMATZ, B. & LAUNAY, I. Entretenir – A propos d’une danse contemporaine. Paris: Les presses du réel/ Centre National de la Danse, 2003.
DELEUZE, G, & GUATTARI, F. Qu´est que ce la philosophie? Paris: Minuit, 1991
DERRIDA, J. Mal d'Archive. Paris: Galilée, 1995.
DIAS, L. Corpo de Baile Municipal. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1980.
DOS SANTOS, I.F. Corpo e Ancestralidade. Salvador: UFBa, 2001.
FEBVRE, M. Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Chiron/Librarie de la Danse, 1995.
FIORILLO, M. O Deus Exilado – Breve História de uma Heresia. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008.
FITZPATRICK, P. Law as Resistance: Modernism, Imperalism, Legalism. London: Ashgate, 2008.
FLUSSER, V. Pós-História, vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo:
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 16ª Ed. Org. e Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2001.
GUARDIOLA-RIVERA, O. What if Latin America Ruled the World?: How the South Will Take the North into the 22nd Century. London: Bloomsbury Press, 2013.
HANNA, J. L. Dança, Sexo e Gênero. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
IANNI, O. A Era do Globalismo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
JAMESON, F. Periodizando os 60. Em Pós-Modernidade e Política. Heloísa Buarque de Hollanda (org.) Rio de Janeiro: Rocco , 1991.
LAUNAY, I. À la recherche d'une danse moderne : Rudolf Laban, Mary Wigman. Paris: Chiron/Librarie de la Danse, 1996.
LAUNAY, I. & PAGES, S. Mémoires et histoire en danse. Ouvrage collectif- Université Paris 8. Paris: L’Harmattan, 2010.
LOUPPE, L. La poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 1997.
MACDONAGH, D. The Rise, Fall and Rise of Modern Dance. Chicago: Cappela, 1990.
MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude. Trad. Jussara Simões. Bauru: EDUSC, 2001.
MALDONADO, M. Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade. São Paulo: Edições SESC, 2016.
MANNING, S.A. Ecstasy and the Demon: Feminism and Nationalism in the Dances of Mary Wigman, Berkeley: University of California , 1993.
MIGNOLO, W. D. Desobediência Epistêmica: a Opção Descolonial e o Significa de Identidade em Política. Trad. Ângela Lopes Norte in Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008.
MILLER, T. Europa e diversidade –o Velho Mundo confronta o novo em si mesmo Revista do Observátorio, n. 20. Políticas culturais para a diversidade: Lacunas Inquientantes. Org. George Yúdice. São Paulo: Itaú Cultural, 2016.
MIRANDA, R. (2008). Corpo-espaço, aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
NAVAS, C. & DIAS, L. Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
NAVAS, C. Brasil, brasilidades. In Revue Noire: Brésil, Brazil, Afro-Brasileiro, Art contemporain africain, n. 22, oct-nov, Paris, 1996.
NAVAS, C. Centros de formação: o que há para além das academias? In II Seminários de Dança de Joinville.
NAVAS, C. Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2003.
NAVAS, C. Danza Nacional en Brasil: aspectos de lo moderno y de lo contemporâneo. Em Itinerario por la Danza Escénica de América Latina. Caracas: CONAC, 1994.
NAVAS, C. Do íntimo, do particular e do público: subsídios para a gestão em dança. In publicação 4o Seminário Políticas Culturais: Reflexões e Ações. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa/MINC e Itaú Cultural, 2010.
NAVAS, C. Interdisciplinariedade e intradisciplinariedade em dança. In I Seminários de Dança de Joinville. Joinville: Fundação Festival de Joinville, 2008.
NAVAS, C. Permanente e efêmero, questões e um exemplo da recepção em dança, 2013, no site www.cassianavas.com.br
NORA, Pierre. Entre a Memória e a História, a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, PUCSP, São Paulo, volume 10, 1993.
OLIVEIRA, D. Cultura e crise: transformações sociais e emergência de novos protagonismos midiáticos e culturais. Revista do Observátorio, n. 21. Política, transformações econômicas e identidades. Org. Silvio Luiz de Almeida. São Paulo: Itaú Cultural, 2016/17.
ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PAZ, Octavio, Os Filhos do Barro, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PEIRCE, C.S . Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990.
PEREIRA. R . A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
QUIROZ, M. T. Danza y poder. Série Investigación y documentación de lãs artes/segunda época; México DC: INBA, 1995.
REIS, J. C. As identidades do Brasil, de Varhagem a FHC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro, a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
RODRIGUES, G. Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
RODRIGUES, J.C. O corpo na história. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1999.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e do pensamento, SONORA VISUAL VERBAL. São Paulo: Perspectiva, 2001.
SANTAELLA, L. Estética, de Platão à Peirce São Paulo: Experimento, 1994.
SANTAELLA, M. L. Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez, 1980.
VALCARCEL. A. Ética, um valor fundamental. In Ética e Cultura. Org. Danilo Santos de Miranda. São Paulo: Perspectiva & Edições SESC, 2011.
WALSH. K. (Des)Humanidad(es) e universidad(es). Revista do Observátorio, n. 20. Políticas culturais para a diversidade: Lacunas Inquientantes. Org. George Yúdice. São Paulo: Itaú Cultural, 2016.
Conteúdo
A disciplina tem como proposta abordar aspectos da dança moderna/pós-moderna/contemporânea, a partir de estudos de caso, mediante metodologias para identificação e análise de campo. Com base em estudos históricos, decoloniais e da semiótica, serão propiciados debates sobre modernidade/colonialismo e (des)modernidade/descolonianilsmo a partir de criações em dança, apresentadas em DVD. Nestes estudos, traços da “cultura corporal, cultura da dança e cultura coreográfica”- uma das trilogias metodológicas a ser focada, serão analisados -mediante analogias entre criações, estabelecendo-se um ida-e-volta de reflexões, a apontar diferentes narrativas na, da e sobre a dança atual.
Metodologia
Aulas teóricas e discussão de excertos de textos e de DVDS de obras coreográficas, com dinâmicas entre grupos de alunos. Alguns textos serão previamente disponibilizados para os estudantes,para uma leitura prévia antes do inicio dos encontros e entre os mesmos.
Observação
A disciplina será ministrada de maneira intensiva no segundo bimestre do segundo semestre de 2017, em datas e horários acima informados. caso haja necessidade de reposição de encontros, por motivos de força maior, peço aos alunos reservarem- previamente- a jornada da tarde do dia 24 de novembro (14-17 hs).