Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Composição
Subtítulo
Estudo analítico, técnico e poético da composição contemporânea associada à live-electronics
Cód. Disciplina - Turma
MS101 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será realizada no NICS, situado no 2o andar do prédio da Reitoria III.
Docentes
José Henrique Padovani Velloso
Critério de Avaliação
A avaliação da disciplina será realizada a partir: (1) da participação/contribuição dos discentes nas análises e discussões realizadas em aula; (2) da realização de provas/arguições; (3) da realização de projetos voltados à análise e/ou à escritura composicional, informada por processos analíticos, de peças com live-electronics; (4) à redação de artigo, ensaio e/ou comunicação de pesquisa com tema voltado aos assuntos vistos na disciplina
Bibliografia
COLLINS, N.; ESCRIVAN RINCÓN, J. D’. The Cambridge companion to electronic music. Cambridge ; New York: Cambridge University Press, 2007.
EMMERSON, S. Living electronic music. Burlington: Ashgate, 2007.
FREIRE, S. Alto-, alter-, auto-falantes: concertos eletroacústicos e o ao vivo musical. São Paulo: PUC-SP, 2004.
HAGAN, K. L. How live is real-time?Electroacoustic Music Studies Conference. Anais... Electroacoustic Music Studies Network, 2014Disponível em: . Acesso em: 15 maio. 2017
Conteúdo
A escritura para instrumentos/vozes associada a recursos de processamento e síntese do som em tempo real foi intensamente transformada nos últimos 20 anos a partir da ampla disseminação de ambientes computacionais de interação musical tais como Max, Pure Data e SuperCollider. A disciplina visa estudar analítica, técnica e poeticamente tal repertório, buscando compreender as peças e o repertório estudado dando especial atenção: (1) à concepção poética, estética e composicional de tais criações; (2) às estratégias e procedimentos de planejamento e escritura composicional; (3) à relação instrumento/voz e processos eletrônicos; e (4) à relação entre escritura e processos eletrônicos estruturados e explorados em tais peças. Além de possibilitar um estudo contextualizado dos recursos tecnológicos em questão a partir de diferentes criações e abordagens poéticas da atualidade, a disciplina visa instrumentalizar analiticamente, tecnicamente e criativamente os discentes matriculados, favorecendo estudos voltados à análise, à criação e à realização técnica de peças atuais para instrumentos/vozes e live-electronics.
Metodologia
1. Aulas expositivas estruturadas em torno do estudo analítico, técnico e poético de peças atuais/recentes para instrumentos/vozes e live-electronics;
2. Análises de partituras, registros sonoros e códigos computacionais e patches voltados à realização e/ou à composição das peças estudadas;
3. Leitura de textos teóricos e analíticos voltados: à composição mista; às teorias/poéticas composicionais contemporâneas; à análise musical; à computação musical.
Observação