Turma AC111 - Laboratório de Criação II - Turma A
Nome
Laboratório de Criação II
Subtítulo
Estudos Somáticos e Poéticas da Corporeidade
Cód. Disciplina - Turma
AC111 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC111 - Laboratório de Criação II
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
30
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 17h às 20h.
Início das aulas: 14 de agosto.
Docentes
Ana Maria Rodriguez Costas
Critério de Avaliação
− Produção prática e reflexiva nos laboratórios de criação
− Produção processual de um portifólio somático-performativo, apresentado em duas etapas diferentes da disciplina
− Aspectos atitudinais: presença (75% da CH total do curso), participação, interesse nas aulas e demais atividades
Bibliografia
ALBRIGHT, Ann Cooper. Engaging Bodies: the politics and poetics of corporeality. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2013.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Seminários de Dança. O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011, p. 163-184.
EDDY, Martha. A brief history of somatic practices and dance: Historical development of the field of somatic education and its relationship to dance. Journal of Dance & Somatic Practices, v. 1, n. 1, p. 05-27, 2009.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 76-95, jul.-dez. 2014.
FORTIN, Sylvie. Living in Movement: Development of Somatic Practices in Different Cultures. Journal of Dance Education, New Jersey, v.2, n.4, p.128-136, 2002.
FOUCAULT, Michel. Tecnologias de si, 1982. verve - revista semestral autogestionária do Nu-Sol, n. 6, p. 321-360, 2004.
GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de educação somática. Tradução de Joana Ribeiro da Silva Tavares e Marito Olsson-Forsberg. O Percevejo Online, v. 2, n. 2, p. 01-17, jul.-dez. 2011.
GREEN, Jill. Social Somatic Theory: issues and applications in dance pedagogy. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 13, p. 65-76, jul.-dez. 2015.
HANNA, Thomas. Corpos em revolta: a evolução-revolução do homem do século XX em direção à cultura somática do século XXI. Trad. Vicente Barreto. Rio de Janeiro: Mundo Musical, 1972.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. 1a Edição Portuguesa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
MCHOSE, Caryn. Phenomenological Space: I'm in the space and the space is in me. Interview with Hubert Godard. Contact Quarterly, Northampton, v.31, p. 32-38, Summer/Fall 2006.
QUILICI, Cassiano Sydow. As “escritas de si” e o artista cênico contemporâneo. O Percevejo Online, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p.117-128, jan.-jun. 2014.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: Construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
Conteúdo
A disciplina tem caráter prático/teórico e será desenvolvida em formato de laboratório de criação, enfocando os seguintes temas:
− O pensamento filosófico e científico somático; aspectos epistemológicos.
− Desenvolvimento histórico do campo somático em sua relação com as artes da cena.
− Relação entre princípios somáticos, corporeidade e poética
− Corpo, espaço, tempo e relações na composição em tempo real
− As novas práticas e teorias somáticas
Metodologia
− Experimentação criativa em laboratório
− Leitura e análise de textos de autores selecionados
− Apreciação de obras e estudos cênicos
− Elaboração de registros de criação
Observação