Turma AC111 - Laboratório de Criação II - Turma A

Nome

Laboratório de Criação II

Subtítulo

Estudos Somáticos e Poéticas da Corporeidade

Cód. Disciplina - Turma

AC111 - A


Sala Sala AD-01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC111 - Laboratório de Criação II
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 17h às 20h. Início das aulas: 14 de agosto.

Docentes

Silvia Maria Geraldi

Ana Maria Rodriguez Costas

Critério de Avaliação

− Produção prática e reflexiva nos laboratórios de criação − Produção processual de um portifólio somático-performativo, apresentado em duas etapas diferentes da disciplina − Aspectos atitudinais: presença (75% da CH total do curso), participação, interesse nas aulas e demais atividades

Bibliografia

ALBRIGHT, Ann Cooper. Engaging Bodies: the politics and poetics of corporeality. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2013. COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Seminários de Dança. O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011, p. 163-184. EDDY, Martha. A brief history of somatic practices and dance: Historical development of the field of somatic education and its relationship to dance. Journal of Dance & Somatic Practices, v. 1, n. 1, p. 05-27, 2009. FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 76-95, jul.-dez. 2014. FORTIN, Sylvie. Living in Movement: Development of Somatic Practices in Different Cultures. Journal of Dance Education, New Jersey, v.2, n.4, p.128-136, 2002. FOUCAULT, Michel. Tecnologias de si, 1982. verve - revista semestral autogestionária do Nu-Sol, n. 6, p. 321-360, 2004. GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de educação somática. Tradução de Joana Ribeiro da Silva Tavares e Marito Olsson-Forsberg. O Percevejo Online, v. 2, n. 2, p. 01-17, jul.-dez. 2011. GREEN, Jill. Social Somatic Theory: issues and applications in dance pedagogy. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 13, p. 65-76, jul.-dez. 2015. HANNA, Thomas. Corpos em revolta: a evolução-revolução do homem do século XX em direção à cultura somática do século XXI. Trad. Vicente Barreto. Rio de Janeiro: Mundo Musical, 1972. LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. 1a Edição Portuguesa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. MCHOSE, Caryn. Phenomenological Space: I'm in the space and the space is in me. Interview with Hubert Godard. Contact Quarterly, Northampton, v.31, p. 32-38, Summer/Fall 2006. QUILICI, Cassiano Sydow. As “escritas de si” e o artista cênico contemporâneo. O Percevejo Online, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p.117-128, jan.-jun. 2014. SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: Construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

Conteúdo

A disciplina tem caráter prático/teórico e será desenvolvida em formato de laboratório de criação, enfocando os seguintes temas: − O pensamento filosófico e científico somático; aspectos epistemológicos. − Desenvolvimento histórico do campo somático em sua relação com as artes da cena. − Relação entre princípios somáticos, corporeidade e poética − Corpo, espaço, tempo e relações na composição em tempo real − As novas práticas e teorias somáticas

Metodologia

− Experimentação criativa em laboratório − Leitura e análise de textos de autores selecionados − Apreciação de obras e estudos cênicos − Elaboração de registros de criação

Observação