Turma AC201 - Expressão, Sons e Sentido - Turma A
Nome
Expressão, Sons e Sentido
Subtítulo
Criação com suporte Tecnológico na Dança e na Música
Cód. Disciplina - Turma
AC201 - A
Sala
Sala de Seminários e Estúdio do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC201 - Expressão, Sons e Sentido
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com MS 106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia, do PPG Música.
Docentes
Critério de Avaliação
1) Participação nos três módulos
2) Prova Teórica -conjunto de questões conceituais a serem redigidas pelos alunos durante o curso.
3) Projeto Criativo: Finalização total e entrega da partitura coreográfica do experimento apresentado no final do curso.
Bibliografia
BIRRINGER, Johannes. What score? Prechoreography and postchoreography DAPLab, Brunel University.
BRÄUNINGER. Renate The documentation of Anna Teresa de Keersmaeker’s choreography in A Choreographer’s Score. University of Northampton, United Kingdom. London. 2015.
FARNELL, Andy. Designing Sound. Cambridge: The MIT Press, 2010.
SOARES, Lara Natacha Ferreira. A FUNÇÃO COREOGRÁFICA DO DESENHO:
Análise e Experimentação dos Modos de Representação do Acto Performativo. Universidade do Porto, 2008.
MANZOLLI, J. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 n.1, 2013, p. 4863.
MANZOLLI, J. “DESCOBERTAS: Creativity as Libretto of a Multimodal Opera”. In: Proceedings of the 19 Generative Art Conference GA2016, Florença, Itália, 2016.
MANZOLLI, J. UNFOLDING STONES: INTERACTIVE MUSIC DIALOGUING WITH DIGITAL IMMERSION AND AUGMENTED COGNITION. In: Proceedings of the 17 Generative Art Conference GA2014, Roma, Itália, 2014.
VILKAITYT, Austja. Work with scores in the creating process. Listaháskóli Íslands Leiklistar og dansdeild Samtímadans, 2011.
TOURINHO. Lígia, Jogo Coreográfico: uma proposta pedagógica e artística sobre ofenômeno da composição coreográfica e dramatúrgica na dança contemporânea. IV Reunião Científica de Pesquisa e PósGraduação e m Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2014.
Conteúdo
A disciplina traz como conteúdo programático a relação entre dança, som e música a partir de suportes tecnológicos e processamento computacional em tempo real. A noção de partitura coreográfica será adotada nas interações convergentes
entre os experimentos corporais, gestuais e sonoros, gerando movimentos combinatórios em sinestesia. No final do
semestre, será realizado uma mostra das partituras coreográficas. A disciplina ancorase também em reflexões sobre a
presença poética do corpo cênico em relação à sua produção sonora; estudos sobre os elementos sensíveis que concorrem
para a percepção e fundamentam a elaboração material da produção sonora na organização do repertório técnico poético do
intérprete e na proposição da cena. A disciplina tem por objetivos:
1)Estudar o repertório de obras com suporte tecnológico que criem um diálogo criativo entre Dança e Música;
2) Realizar oficinas de criação e exploração de suportes computacionais para vivenciar a interação entre movimento, dança,som e sistemas em tempo real;
3) Realizar uma mostra de experimentos coreográficos e sonoros
Metodologia
A disciplina traz como conteúdo programático a relação entre dança, som e música a partir de suportes tecnológicos e
processamento computacional em tempo real. A noção de partitura coreográfica será adotada nas interações convergentes
entre os experimentos corporais, gestuais e sonoros, gerando movimentos combinatórios em sinestesia. No final do
semestre, será realizado uma mostra das partituras coreográficas. A disciplina ancorase também em reflexões sobre a
presença poética do corpo cênico em relação à sua produção sonora; estudos sobre os elementos sensíveis que concorrem
para a percepção e fundamentam a elaboração material da produção sonora na organização do repertório técnico poético do intérprete e na proposição da cena. A disciplina tem por objetivos:
1)Estudar o repertório de obras com suporte tecnológico que criem um diálogo criativo entre Dança e Música;
2) Realizar oficinas de criação e exploração de suportes computacionais para vivenciar a interação entre movimento, dança,som e sistemas em tempo real;
3) Realizar uma mostra de experimentos coreográficos e sonoros
Observação
Esta disciplina será ministrada pelos professores Jonatas Manzolli (Pósgraduação em Música) e Daniela Gatti (Pós-graduação em Artes da Cena).