Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Literatura de camara do periodo classico: quartetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Atenção: O Professor informa que não haverá aula no dia 07/08
Docentes
Critério de Avaliação
Avaliação dos seminários, trabalhos e participação em aulas
Bibliografia
Beethoven, Ludwig van. Complete String Quartets - Dover Study Editions
Blum, David. The art of Quartet playing - Cornell University press.
Haydn, Joseph. Eleven late String quartets - Dover study Editions.
Haydn, Joseph. Twelve string qurtets - Dover study editions.
Kerman, Joseph. The Beethoven Quartets - W. W. Norton
Larsen, Jens P.. The New Grove Haydn - W.W. Norton
Mozart, Wolfgang A . Complete String Quartets - Dover Study Scores
Rosen, Charles. The Classical Style - W. W. Norton
Rosen, Charles. Sonata forms - W.W. Norton
Todd, Larry e Williams, Peter. Perspectives on Mozart performance - Cambridge University Press
Conteúdo
Música do período de transição entre o barroco e o clássico.
Origens e desenvolvimento dos quartetos de cordas.
Quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven.
Principais formas musicais do classicismo.
Leitura de textos sobre o classicismo e sobre os quartetos de cordas estudados. Técnicas utilizadas para a análise e identificação dos quartetos.
Comparação de diferentes interpretações das peças
Metodologia
Aulas teóricas com utilização de partituras em diferentes edições. Leitura de textos selecionados sobre os quartetos estudados.Aulas práticas com audição de gravações, leitura instrumental de passagens específicas e performance de movimentos pelos alunos e pelo docente e/ou convidados. Realização de debates e seminários.
Observação
Não é necessário ser instrumentista de cordas para participar da disciplina