Turma AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade - Turma A

Nome

Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV021 - A


Sala Vide informação abaixo.
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Curso ministrado excepcionalmente em período integral no mês de agosto, às terçasfeiras, de 9h às 12h, e de 14h às 17h, pelo professor convidado Philippe Dubois (Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle). Durante o mês de agosto, período de participação do Prof. Philippe Dubois, o curso será ministrado em francês. Nos meses subsequentes o curso será ministrado normalmente em português. As aulas acontecerão no Auditório do IEL nos dias 08/15/22/29 de agosto. Após essas datas, as aulas acontecerão na sala MM01 (Depto de Multimeios).

Docentes

Fernando Cury De Tacca

Critério de Avaliação

Trabalho final submetido sob forma de artigo.

Bibliografia

Bibliografia Básica DUBOIS, Philippe. Fotografía & Cine. Fundación Televica/Editora Serieeve, em 2013. “A imagem memória ou a mise em film da fotografia no cinema autobiográfico”, LAICAUSP, Volume 1, Número 1, julho de 2012. Programa Complementar Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: Hibridismos e Intertextualidade Responsável: Prof. Dr. Fernando C. de Tacca 1ª. Aula: Fotografia e literatura 2ª. Aula: Pós-fotográfico: fotografia, artes visuais 3ª. Aula: Fotofilmes - apropriação e criação Bibliografia básica ANDIÓN, Margarita Ledo. Cine de Fotógrafos. Bracelona: Editorial Gustavo Gili, 2005. ANSON, Antonio. Novelas como álbumes. Fotografía y literatura, Murcia, Mestizo, 2000. ANSON, Antonio; SCIANNA, Ferdinando (eds.). Las palabras y las fotos. Literatura y fotografia/ Words and Photographs. Literature and Photography, Madrid, Ministerio de Cultura, 2009. BRASSAÏ, Proust e a Fotografia, Zahar:São Paulo, 2005. CAMPANY, David. Photography and Cinema. Londres: Reaktion Books, 2008. CAMPANY, D. (org.). The Cinematic. Londres: Whitechapel e e MIT Press, 2008 DELEUZE, Gilles. Cinéma 1: L’Image Mouvement. Paris: Les Éditions de Minuit, 2012. ____. Cinema 2: A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005. DUBOIS, Philippe. Fotografía & Cine. Oaxaca de Juárez: Ediciones Ve S.A. de C.V., 2013. ____. La Question Vidéo: entre cinéma et art contemporain. Paris: Exhibitions International, 2012. ____. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. Campinas: Papirus, 2008. ____. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaify, 2004. ELIAS, Érico. Fotofilmes Brasileiros. São Paulo: Sesc e Kinofurom, 2015. _____. Fotofilmes: da fotografia ao cinema. Campinas: Instituto de Artes, Unicamp, 2009. FONTCUBERTA, Joan. La fúria de las imágenes - Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2016. MARKER, Chris. Commentaires. Paris: Editions du Seuil, 1961. ____. Commentaires 2. Paris: Editions du Seuil, 1967. PARENTE, André. Passagens entre Fotografia e Cinema na Arte Brasileira. Rio de Janeiro: Editora +2, 2015. PLAZA, Julio G. “ Poética pós-fotográfica”. Revista Comunicações e Artes, São Paulo, v. 17, n. 28, p. 5-11, 1994. SHORE, Robert. Post-Photography. The artist with a câmera. London: Laurence Kink Publishing, 2011. SIFIANOS, Georges. Esthétique du Cinéma d’Animation. Paris: Editions du Cerf, 2012. TACCA, Fernando C. de. ____ “O Fotográfico na Literatura”. Revista Facom (FAAP), número 23, p.40-63, 2011. http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_23/index.html ____ “Os lugares do fotográfico em fotofilmes espanhóis contemporâneos”. Revista Signicação n.39. São Paulo: USP, 2013. POSTFOTOGRAFÍA http://basespostfotografia.blogspot.com.br/ Programa de PósGraduação em Multimeios DE625 – Seminário Avançados I: Cinema e Fotografia Bibliografia básica: ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003, pp. 1545. AUMONT, J. et al. A estética do filme. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2011. BARTHES, R. A câmera clara: notas sobre a fotografia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. BAUDRY, J.L. Cinema: efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base. In: In: XAVIER, I. A experiência do cinema: antologia. 4ª.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008, pp.383399. BAZIN, A. O cinema, ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991. BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. DELEUZE, G. ¿Qué és um dispositivo?. In: _______. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp.155161. GAUDREAULT, André. Film, narrative, narration : the cinema of the Lumière Brothers. In: ELSAESSER, Thomas; BARKER, Adam (Eds.). Early cinema: space, frame, narrative. London: BFI Publishing, 1990, pp. 6875. LEYDA, J. Films beget films. Nova York: Hill and Wang, 1964. MANOVICH, Lev. “What is Digital Cinema?” (1995). Disponível em http://manovich.net/content/04projects/ 009whatisdigitalcinema/ 07_article_1995.pdf. Acesso em 22 de maio de 2017. _____. The Language of New Media. Cambridge/London: MIT Press, 2001. METZ, C. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977. PRINCE, Stephen. “True Lies: Perceptual Realism, Digital Images, and Film Theory”. Film Quarterly, Vol. 49 No. 3, Spring, 1996; (pp. 2737) DOI: 10.2307/1213468. QUEIRÓZ, João; SUPPIA, Alfredo. “Indexicalidade da imagem no cinema digital”. Lumina, Vol. 6, nº 2, dezembro 2012, pp. 115. XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.

Conteúdo

A primeira parte do curso, com quatro sessões diárias de seis horas cada, durante quatro semanas no mês de agosto, será ministrada pelo professor visitante, Philippe Dubois (Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle), excepcionalmente em período integral, das 9h às 12h e das 14h às 17h, às terçasfeiras. As aulas do Prof. Philippe Dubois serão ministradas em francês. O restante do curso será desenvolvido conforme conteúdo programático das disciplinas dos programas, com os professores Alfredo Suppia, Fernando de Tacca e Mariana Duccini, com aulas ministradas em português. Dias de aulas: Agosto: dias 08/15/22/29 (períodos da manhã e da tarde, ministrado por Philippe Dubois) Setembro: dias 05/12/19/26 (período da tarde) Outubro: dias 03/10/17 (período da tarde) Photographie et Cinéma: passages d’images 1ère partie : semaines 1 et 2 (4 séances) : Cinéma et photographie I : Autobiographie, autoportrait et art de la mémoire chez Raymond Depardon, Agnès Varda, Chris Marker et Jean Eustache Argument : Un certain nombre de cinéphotographes français « modernes », autant photographes que cinéastes, ont développé des oeuvres mixtes, faites le plus souvent de photographies refilmées, pour faire un singulier travail de mémoire, qui prend des allures d'autobiographie ou d'autoportrait (parfois indirects). Ce sont différentes stratégies de théâtralisation de la mémoire entre photographie et cinéma qu'on examinera, à travers des modèles mnémoniques comme ceux des "arts de la mémoire". Plan des séances : Séance 1 : Introduction à la problématique : 1) des films faits de hotographies. 2) l'autobiographie et l'autoportrait (filmés). 3) la tradition des "arts de la mémoire" Séance 2 : Raymond DEPARDON (Des Annéesdéclic au Journal de France) Séance 3 : Agnès VARDA (Ulysse, Salut les Cubains) Séance 4 : Chris MARKER (Si j’avais quatre dromadaires, La Jetée) et Jean EUSTACHE (Les photos d’Alix) 2ème partie : semaines 3 et 4 (4 séances) : Cinéma et photographie 2 : Audelà de l’opposition canonique, les formes intermédiaires entre l’immobilité (photographique) et le mouvement (cinématographique) : variation de vitesse et élasticité temporelle des images Argument : Tout au long du 20è siècle, on a toujours opposé, de façon manichéenne, photographie et cinéma au nom de l’immobilité et du mouvement dans et de l’image. Il s’agira d’interroger ce clivage et de montrer 1) qu’il est loin de pouvoir définir fermement les deux domaines, même historiquement, tant il existe des « formes intermédiaires » entre les deux (des « photos qui bougent », des films qui sont fixes, du ralenti à l’arrêt sur image), 2) qu’aujourd’hui, depuis l’avènement du digital, on est dans des formes de porosité généralisée entre l’immobilité et le mouvement, ouvrant à une esthétique de l’élasticité temporelle des images Plan des séances : Séance 1 : histoire de l’apparition du champ : les formes canoniques du temps photographique Séance 2 : histoire de l’apparition du champ : les formes canoniques du temps filmique Séance 3 : les écarts et les formes intermédiaires : les poses longues, les bougés et les filés de la photo ; les ralentis, les arrêts sur image, etc. Séance 4 : le tournant numérique et l’élasticité ontologique du temps manipulé Programa Complementar Programa de Pós-graduação em Artes Visuais AV021 Tópicos Especiais: Fotografia: Hibridismos e Intertextualidade Responsável: Prof. Dr. Fernando C. de Tacca 1ª. Aula: Fotografia e literatura 2ª. Aula: Pósfotográfico; fotografia, artes visuais 3ª. Aula: Fotofilmes: apropriação e criação Programa de PósGraduação em Multimeios DE625 – Seminário Avançados I: Cinema e Fotografia Responsável: Prof. Dr. Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia Prof. Participante: Profa. Dra. Mariana Duccini 1ª. Aula: Fotografia e cinema de compilação 2ª. Aula: A fotografia e os gêneros cinematográficos 3ª. Aula: Para além do paradigma indexical em cinema

Metodologia

Aulas teóricas. Exibição de filmes. Debates. Seminários.

Observação