Movimento, Ação e Gesto
SubtítuloA arte de interpretar na India - Abhinayadharpanan e Natyashastra
AC200 - A
ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM
Presença e desempenho no curso.
Apresentação de trabalho final com uso dos princípios básicos interpretativos da técnica de Odissi numa estética ocidental.
O Curso terá duas avaliações: uma prática, no dia 27 de abril; e um texto escrito no formato de artigo, para o dia 30 de abril.
BHARUCHA, R. Theatre and the world: Performance and polítics of culture. NY: Rootledge, 1990.
BHARATAMUNI. Natyashastra. New Delhi: New Bharatiya Book Corporation, 2010.
CIPPICIANI, Irani. Abhinaya: a construção de um corpo narrativo. Curitiba: Ed. Prismas, 2014.
COOMARASWAMY, A. The Dance of Shiva. New Delhi: Munshiram Manoharlal, 2012.
_____________. The Mirror of Gesture. New Delhi: Munshiram Manoharlal, 1997.
IBANEZ, Ana Paula. Kallariyppayatt: uma via para a expressividade. Curitiba: Ed. Prismas, 2015.
NANDIKESHVARA. Abhinaya Darpana. Chennai Giri 2007.
PAVIS, P. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
A disciplina abordará um conteúdo pratico-teórico sobre o mito, as qualidades do gesto e a expressividade das emoções.
1-Introdução aos princípios teóricos de movimento, acão e gesto, no ocidente e no oriente, particularmente na dança indiana de estilo Odissi.
2- O Mudras e Hastas, significados e símbolos, exercícios técnicos corporais de melhor desempenho do intérprete.
3- Exercícios básicos da técnica de Odissi.
4- Coreografia de repertório da modalidade Abhinaya, interpretação, músicalidade e rítmo.
Aplicação de exercícios práticos, com correção corporal e expressiva do texto apresentado como coreografia.
Leitura e discussão de textos.