Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

A arte de interpretar na India - Abhinayadharpanan e Natyashastra

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - A


Sala AD-02
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM

Docentes

Marilia Vieira Soares

Critério de Avaliação

Presença e desempenho no curso.

Apresentação de trabalho final com uso dos princípios básicos interpretativos da técnica de Odissi numa estética ocidental.

O Curso terá duas avaliações: uma prática, no dia 27 de abril; e um texto escrito no formato de artigo, para o dia 30 de abril.

Bibliografia

BHARUCHA, R. Theatre and the world: Performance and polítics of culture. NY: Rootledge, 1990.

BHARATAMUNI. Natyashastra. New Delhi: New Bharatiya Book Corporation, 2010.

CIPPICIANI, Irani. Abhinaya: a construção de um corpo narrativo. Curitiba: Ed. Prismas, 2014.

COOMARASWAMY, A. The Dance of Shiva. New Delhi: Munshiram Manoharlal, 2012.

_____________. The Mirror of Gesture. New Delhi: Munshiram Manoharlal, 1997.

IBANEZ, Ana Paula. Kallariyppayatt: uma via para a expressividade. Curitiba: Ed. Prismas, 2015.

NANDIKESHVARA. Abhinaya Darpana. Chennai Giri 2007.

PAVIS, P. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Conteúdo

A disciplina abordará um conteúdo pratico-teórico sobre o mito, as qualidades do gesto e a expressividade das emoções.

1-Introdução aos princípios teóricos de movimento, acão e gesto, no ocidente e no oriente, particularmente na dança indiana de estilo Odissi.

2- O Mudras e Hastas, significados e símbolos, exercícios técnicos corporais de melhor desempenho do intérprete.

3- Exercícios básicos da técnica de Odissi. 

4- Coreografia de repertório da modalidade Abhinaya, interpretação, músicalidade e rítmo.

Metodologia

Aplicação de exercícios práticos, com correção corporal e expressiva do texto apresentado como coreografia.

Leitura e discussão de textos.

Observação

-->