Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Discussões e reflexões estéticas acerca das práticas de Big Band e pesquisa em música popular

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - B


Sala DM 35
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Critério de Avaliação

Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente e participação presencial nos ensaios e apresentações da Big Band.

Bibliografia

CAPORALETTI, Vicenzo Phenomenological and Musical Analysis of the Reinhardt-South-Grappelli Recordings of J.S.Bach's Double Violin Concerto (BWV 1043). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328772958_Phenomenological_and_Musical_Analysis_of_the_Reinhardt-South-Grappelli_Recordings_of_JSBach's_Double_Violin_Concerto_BWV_1043 Acesso em 007/10/2019.

CARVALHO. José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21 (1): 39-76 (2010) 

CONTIER, Arnaldo Daraya. Mário de Andrade e a Utopia do som nacional. Trama interdisciplinar, Ano 1, V.2, p. 73 – 95, 2010.

COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016.

FERREIRA, Raphael. O contexto de improvisação em música popular instrumental sob uma perspectiva sistêmica . DOI 10.20504/opus2017b2301 .

FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro. A memória e o valor da síncope: da diferença do que ensinam os antigos e os modernos. Per Musi , Belo Horizonte, n.22, 2010, p.127-149.

NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. 

ZUCKERKANDL, Victor. Man, the Musician. Soind and Symbol: Volume Two. Trad. Norbert Guterman. New Jersey: Princeton University Press, 1976. 

Conteúdo

Reflexões sobre o conceito de fidelidade na Música Popular: a Big Band “erudita”. 

Discussões sobre a Música Popular e o Sagrado e a canabalização das culturas afrobrasileiras; O caso RumPiLess de Letieres Leite.

O Nacionalismo e o Popular: paralelos e diferenças entre o nacionalismo modernista e o nacional-popular: Os Batutas e Orquestra Pixinguinha. 

A divisão tripartite da semiologia, o conceito de Opus e sua problemática na musicoilogia audiotátil;

A improvisação idiomática e a livre improvisação no contexto brasileiro: o Free-jazz na Big Band.

Discussões sobre o ensino, estudo e prática musical da música popular no contexto das Big Bands e formações similares no Brasil.

Metodologia

Leitura e discussão de textos e. articipação nos ensaios e apresentações na Big Band.

Observação