Tópicos Especiais em Música Popular
SubtítuloDiscussões e reflexões estéticas acerca das práticas de Big Band e pesquisa em música popular
MS105 - B
Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente e participação presencial nos ensaios e apresentações da Big Band.
CAPORALETTI, Vicenzo Phenomenological and Musical Analysis of the Reinhardt-South-Grappelli Recordings of J.S.Bach's Double Violin Concerto (BWV 1043). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328772958_Phenomenological_and_Musical_Analysis_of_the_Reinhardt-South-Grappelli_Recordings_of_JSBach's_Double_Violin_Concerto_BWV_1043 Acesso em 007/10/2019.
CARVALHO. José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21 (1): 39-76 (2010)
CONTIER, Arnaldo Daraya. Mário de Andrade e a Utopia do som nacional. Trama interdisciplinar, Ano 1, V.2, p. 73 – 95, 2010.
COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016.
FERREIRA, Raphael. O contexto de improvisação em música popular instrumental sob uma perspectiva sistêmica . DOI 10.20504/opus2017b2301 .
FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro. A memória e o valor da síncope: da diferença do que ensinam os antigos e os modernos. Per Musi , Belo Horizonte, n.22, 2010, p.127-149.
NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005.
ZUCKERKANDL, Victor. Man, the Musician. Soind and Symbol: Volume Two. Trad. Norbert Guterman. New Jersey: Princeton University Press, 1976.
Reflexões sobre o conceito de fidelidade na Música Popular: a Big Band “erudita”.
Discussões sobre a Música Popular e o Sagrado e a canabalização das culturas afrobrasileiras; O caso RumPiLess de Letieres Leite.
O Nacionalismo e o Popular: paralelos e diferenças entre o nacionalismo modernista e o nacional-popular: Os Batutas e Orquestra Pixinguinha.
A divisão tripartite da semiologia, o conceito de Opus e sua problemática na musicoilogia audiotátil;
A improvisação idiomática e a livre improvisação no contexto brasileiro: o Free-jazz na Big Band.
Discussões sobre o ensino, estudo e prática musical da música popular no contexto das Big Bands e formações similares no Brasil.
Leitura e discussão de textos e. articipação nos ensaios e apresentações na Big Band.