Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A

Nome

Laboratório de Criação

Subtítulo

Criação coreográfica em tempo real, a partir de estratégias composicionais coletivas e individuais

Cód. Disciplina - Turma

AC101 - A


Sala Sala AD-01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC101 - Laboratório de Criação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será oferecida de forma condensada no mês de maio de 2020, dentro do período de 10 dias consecutivos (do dia 04 de maio a 15 de maio), conforme abaixo:

- 2as. e 3as. feiras, das 17h30 às 22h (dias 04, 05, 11 e 12 de maio) 

- 4as, 5as e 6as. feiras, das 14h às 18h30 (dias 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de maio)

Docentes

Daniela Gatti

Critério de Avaliação

1) Presença na disciplina 

2) Apresentação de relatório­ científico 

3) Participação do processo criativo e da apresentação final 

Bibliografia

Básica:

ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese (doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

BIRRINGER, Johannes. What score? Pre-­choreography and post­-choreography. DAP­Lab, Brunel University. Disponível em: <http://people.brunel.ac.uk/dap/WhatScore.pdf>. Acesso em: 17 out. 2019.

GATTI. Daniela. Apropriação Poética nos processos criativos em dança. In: VII Congresso da ABRACE, v.13, n.1, 2012, Porto Alegre. Anais do... Porto Alegre: ABRACE, 2012. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2485/2619>. Acesso em: 17 out. 2019.

HALPRIN, Anna. “Scores” (1969). In LEPECKI, André (Ed.). Dance. London and Cambridge, MA: Whitechapel and MIT Press, 2012, p. 211-212.

FIANDEIRO, João. Se não sabe por que é que pergunta? Revista Científica/FAP, Unespar Curitiba, v.17, n.2, jul-dez.2017. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2092/1396>. Acesso em 05 out. 2019.

MUNDIM. Ana Carolina; MEYER. Sandra; WEBER, Suzi.  A Composição em Tempo Real como Estratégia Inventiva. Cena, Porto Alegre, n.13. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/42090/28628>. Acesso em: 05 out. 2013.

 

Complementar:

BIRRINGER, Johannes. Trans-sensory hallucination. Design and Performance Lab, United Kingdom.  Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/329226787_Alucinacao_transensorial>. Acesso em 05 out. 2019.

BRÄUNINGER, Renate. The documentation of Anna Teresa de Keersmaeker's choreography in A Choreographer’s Score. United Kingdom, London: The University of Northampton, 2015. 

GATTI, Daniela. Processos Criativos em Dança por Redes de Saberes. In: VI Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduacão em Artes Cênicas ABRACE, v.12, n.1, 2011, Porto Alegre. Anais da... Porto Alegre: ABRACE, 2011. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3094/3260>. Acesso em: 17 out. 2019.

TOURINHO, Lígia. Jogo Coreográfico: uma proposta pedagógica e artística sobre o fenômeno da composição coreográfica e dramatúrgica na dança contemporânea. In: IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós­-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, v.8, n.1, 2007, Belo Horizonte. Anais da... Belo Horizonte: ABRACE, 2007. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1202/1300>. Acesso em: 16 out. 2019.

VILKAITYT, Austja. Work with scores in the creating process. Spring 2011. Disponível em: <https://skemman.is/bitstream/1946/9072/1/Lokaritgerd.pdf>. Acesso em 10 set. 2019.

Conteúdo

A disciplina tem como objetivo fomentar a experiência da criação coreográfica em tempo real, a partir de estratégias composicionais coletivas e individuais. Serão exploradas partituras coreográficas - Scores (partituras de ações) - como alicerce para o trabalho de composição em dança. A disciplina pressupõe processos criativos pensados nas interações convergentes entre movimento, gesto, tempo, espaço e som. 

A disciplina ancora-se também em reflexões sobre a presença poética do corpo cênico em relação aos elementos sensíveis que fundamentam a elaboração do processo e da construção do repertório técnico ­poético do intérprete e da proposição da cena.

Os conteúdos envolverão:

1) Estudos e explorações de SCORES (partituras de ações) individuais e coletivos.

2) Trabalho de improvisação a partir das interações convergentes entre movimento, gesto, tempo, espaço e som.

3) Uso de estratégias composicionais, tais como: apropriação, acumulação, justaposição e sequenciamento.

Metodologia

1) Aulas práticas de composição coreográfica em tempo real

2) Leitura e discussão de textos escolhidos para debate em grupo

3) Planejamento dos processos compositivos

4) No final da disciplina, será realizada uma mostra das composições.

 

Observação

A disciplina contará com participação da professora convidada Karina Campos de Almeida.