Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais
SubtítuloEspaços formais e não-formais
AV038 - A
O Aluno especial deve enviar carta de intenções e currículo resumido para a docente responsável - no email lureily@fcm.unicamp.br
Profª Luise Weiss
Leitura de textos e participação nas discussões;
Realização de seminário sobre temática relacionada ao conteúdo da disciplina;
Produção de trabalho acadêmico final sobre tema relacionado ao conteúdo da disciplina
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998. Introdução XIV-XL capítulo
CARDOSO, Daniel Ribeiro. Crítica Genética em Expansão. Revista Cienc. Cult. vol. 59 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007
CURY, Marília Xavier. Educação em museus: panorama, dilemas e algumas ponderações. Ensino Em Re-Vista, v.20, n.1, p.13-28, jan./jun. 2013.
COUTINHO, Rejane Galvão. Questões sobre a formação de mediadores culturais. Anais do 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais – 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia – p. 3737-3749.
IRWIN, Rita. A/r/tografy: a metonimic mestissage. In: A/rtograpy: Rendering Self through Arts-Based Living Inquiring. Vancouver: Pacific Educational Press, 2004. p. 27-39.
SALLES, Cecília Almeida
GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Editora Cortez, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. R.G.S: Artes Médicas, 2000.
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MOREIRA, Jaqueline C. Castilho; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Editora UFPR Educar, Curitiba, n. 33, p. 205-220, 2009.
REILY, L. & POMPEU E SILVA, J.O.M. Marcas e memórias: Almir Mavignier e o ateliê de pintura de Engenho de Dentro. Campinas: Komedi, 2012.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
RIDENTI, M. S. Artistas de la revolución brasileña en los años sesenta? Prismas. Revista de historia intelectual, Universidad Nacional de Quilmes, v. 13, n. 13, 2009, p. 211-223.
SALLES, Cecilia Almeida; CARDOSO, Daniel Ribeiro. Crítica genética em expansão. Cienc. Cult. vol.59 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007
WIX, Linney. (2010). Through a narrow window: Frield Dicker-Brandeis and her Terezín students. Albuquerque, New Mexico: University of New Mexico Press.
VON SIMSON, Olga R. M.; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs) Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Editora da UNICAMP/Centro de memória, 2001.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte. Um paralelo entre arte e ciência. 2ª ed. Campinas, SP: Autores associados, 2001.
Metodologias para o Ensino de Arte e Pesquisa em arte;
O Ensino de Artes e a Educação Formal e Não Formal;
Contextos plurais: Ensino em escolas, museus de arte, centros culturais, projetos sociais etc.
Contextos plurais e vulnerabilidade: guetos, campos de refugiados, escolas e instituições para pessoas com deficiência, prisões etc.
O Ensino de Artes e a Multiculturalidade;
Iniciativas brasileiras e interdisciplinaridade.
Aulas expositivas;
Rodas de discussão;
Discussão sobre filmagens;
Seminários sobr responsabilidade dos alunos;
Apresentação sumária dos trabalhos escritos.