Turma AV038 - Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais - Turma A

Nome

Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais

Subtítulo

Espaços formais e não-formais

Cód. Disciplina - Turma

AV038 - A


Sala AP10
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV038 - Pesquisas sobre Ensino de Arte em Contextos Plurais
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

O Aluno especial deve enviar carta de intenções e currículo resumido para a docente responsável - no email lureily@fcm.unicamp.br

Docentes

Lucia Helena Reily

Selma Machado Simão

Professor convidado

Profª Luise Weiss

Critério de Avaliação

Leitura de textos e participação nas discussões;

Realização de seminário sobre temática relacionada ao conteúdo da disciplina;

Produção de trabalho acadêmico final sobre tema relacionado ao conteúdo da disciplina

Bibliografia

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998. Introdução XIV-XL  capítulo

CARDOSO, Daniel Ribeiro. Crítica Genética em Expansão. Revista Cienc. Cult. vol. 59 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007

CURY, Marília Xavier. Educação em museus: panorama, dilemas e algumas ponderações. Ensino Em Re-Vista, v.20, n.1, p.13-28, jan./jun. 2013.

COUTINHO, Rejane Galvão. Questões sobre a formação de mediadores culturais. Anais do 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais – 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia – p. 3737-3749.

IRWIN, Rita. A/r/tografy: a metonimic mestissage. In: A/rtograpy: Rendering Self through Arts-Based Living Inquiring. Vancouver: Pacific Educational Press, 2004. p. 27-39.

SALLES, Cecília Almeida

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. R.G.S: Artes Médicas, 2000.

____. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. In: Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.

MACGREGOR, J. Metamorphosis – The Fiber Art of Judith Scott: The Outsider Artist and the Experience of Down's Syndrome. Los Angeles: Creative Growth Art Center, 1999.

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.

MOREIRA, Jaqueline C. Castilho; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Editora UFPR Educar, Curitiba, n. 33, p. 205-220, 2009.

REILY, L. & POMPEU E SILVA, J.O.M. Marcas e memórias: Almir Mavignier e o ateliê de pintura de Engenho de Dentro. Campinas: Komedi, 2012.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

RIDENTI, M. S. Artistas de la revolución brasileña en los años sesenta? Prismas. Revista de historia intelectual, Universidad Nacional de Quilmes, v. 13, n. 13, 2009, p. 211-223.

SALLES, Cecilia Almeida; CARDOSO, Daniel Ribeiro. Crítica genética em expansão. Cienc. Cult. vol.59 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007

WIX, Linney. (2010). Through a narrow window: Frield Dicker-Brandeis and her Terezín students. Albuquerque, New Mexico: University of New Mexico Press.

VON SIMSON, Olga R. M.; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs) Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Editora da UNICAMP/Centro de memória, 2001.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte. Um paralelo entre arte e ciência. 2ª ed. Campinas, SP: Autores associados, 2001.

 

 

Conteúdo

Metodologias para o Ensino de Arte e Pesquisa em arte;

O Ensino de Artes e a Educação Formal e Não Formal;

Contextos plurais: Ensino em escolas, museus de arte, centros culturais, projetos sociais etc.

Contextos plurais e vulnerabilidade: guetos, campos de refugiados, escolas e instituições para pessoas com deficiência, prisões etc.

O Ensino de Artes e a Multiculturalidade;

Iniciativas brasileiras e interdisciplinaridade.

Metodologia

Aulas expositivas;

Rodas de discussão;

Discussão sobre filmagens;

Seminários sobr responsabilidade dos alunos;

Apresentação sumária dos trabalhos escritos.

Observação