Arte Pública: Questões Contemporâneas
SubtítuloAV019 - A
Será computado na avaliação da disciplina a participação do aluno nos debates em sala e avaliação da Monografia Final do Curso.
ARENDT, Hannah . A Condição Humana, 6ª ed. . Rio de Janeiro : Forense Universitária ; DEUTSCHE, Rosalyn. Evictions : Arts and Spacial Politics, Londres: MIT, 1998 ;HABERMAS, J. . Mudança Estrutural da Esfera Pública , Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 v;KWON, Mion. One Place after Another. Site specific art and locacional identity, Cambridge: MIT PRESSS, 2002; LIPOVETSKY, Gilles. Espace prive , espace publique à l´age postmoderne, in Citoyenneté et urbanité . Paris: Edition Espirit , 1991.;MESQUITA, André.L. Insurgências Poéticas: arte ativista e ação coletiva ( 1990-2000) São Paulo: Universidade de São Paulo – FFLCH , Dissertação ( Mestrado), 2008 RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível : Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2005 SHEIKH, Simon,(ed.) In the Place of the Public Sphere. Berlim: B. Books, 2005
A disciplina será constituída por 3 Blocos programáticos: O primeiro de fundamentação teórica sobre Arte Pública, Espaço Público e Esfera Pública ( segunda a quinta aula). O segundo bloco tratará dos paradigmas da arte pública contemporânea : arte no espaço público, arte no interesse público e arte como espaço público. O terceiro Bloco da disciplina abordará a problematização das esferas política e estética na arte pública contemporânea ( aulas 10 a 13)
O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas pelo Professor Responsável seminários programados dos alunos e debates em sala de aula de textos referenciais. A disciplina contará com a presença de um professor convidado vinculado à temática
Aceito até 5 Alunos Especiais