Seminário Experimental
SubtítuloO Musicar Local
MS260 - A
Essa disciplina será oferecida de 13:00 a 16:00.
Apresentações orais (2x): 40%; Trabalho final: 60%.
Apresentação 1: Apresentação do argumento central de um artigo de uma revista Qualis A de 2015-2018;
Apresentação 2: Apresentação do projeto de dissertação/tese, focando a relação entre dados e a teoria central do argumento.
Trabalho: Discussão de um conjunto de textos teóricos relevantes para a dissertação/tese.
REILY, Suzel; BRUCHER, Katherine. The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. New York: Routledge, 2018
REILY, Suzel; HIKIJI, Rose; TONI Flávia, “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”, Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7.
APPADURAI, Arjun. "The Production of Locality". In Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 178-99, 1996
BECKER, Howard. Art Worlds. Berkeley/London: University of California Press, 1982.
ARAÚJO, Samuel. Etnomusicologia e Debate Público sobre a Música no Brasil Hoje: Polifonia ou Cacofonia? Música e Cultura, vol. 6
BENNETT, Andy; PETERSON, Richard (Orgs.). Music Scenes: Local, Translocal, and Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004
BITHELL, Caroline; HILL, Juniper (orgs.), The Oxford Handbook of Music Revival. New York: Oxford University Press, 2014.
COTTRELL, Stephen. Professional Music-Making in London: Ethnography and Experience. Aldershot: Ashgate, 2004.
FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
MASSEY, Doreen. “Questions of Locality”. Geography 78 (2): 142–49, 1993..
SHELEMAY, Kay K. “Musical Communities: Rethinking the collective in music”. Journal of the American Musicological Society, 64 (2): 349-90, 2011.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.
WENGER, Etienne. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: introduction to Actor-Network-Theory.Oxford: Oxford University Press, 2005.
Visão panorâmica de abordagens teóricas interdisciplinares para o estudo da relação entre música e localidade;
Apreciação de como teorias nas musicologias são formuladas e disseminadas;
Conceito de performance em diferentes áreas da pesquisa musical;
Aprofundamento em algumas orientações correntes.
Seminários;
Discussões em grupo, fundamentadas em leituras coletivas;
Apresentações dos projetos dos participantes.