Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma A

Nome

Imagem: construção e representação

Subtítulo

Uma abordagem estética da fotografia digital e da videoarte, com base nos conceitos da psicologia junguiana.

Cód. Disciplina - Turma

AV010 - A


Sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV010 - Imagem: construção e representação
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Filipe Mattos de Salles

Critério de Avaliação

- Trabalho prático (projeto) na área da fotografia digital e/ou videoarte; - Artigo acadêmico.

Bibliografia

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. São Paulo: Nova Fronteira, 1985
BOHM, David. Sobre a Criatividade. São Paulo: UNESP, 2011
___________. A totalidade e a ordem implicada. São Paulo: Cultrix, 1998
CARTIER_BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. Barcelona: GG, 2004
FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora. São Paulo: GG, 2014
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002
JUNG, Carl Gustav. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999
_______________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000
_______________. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991
_______________(org.). O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 5a. Edição, 1990
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009
SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. São Paulo: GG, 2014
SALLES, Filipe. A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna. Curitiba: Appris, 2016
____________. Processo Criativo na Arte: uma abordagem junguiana. In: Anais do World Congress on Communications and Arts, 2019
____________. Considerações sobre a fotografia fine-art. In: Resgate: revista interdisciplinar de Cultura. Campinas, vol.26 no.2, jul-dez. 2018, p.59-78, 
____________. A Selfie e a pós-fotografia: considerações psicológicas. In: Revista Discursos Fotográficos., vol.14 no.24, 2018, p.13
____________. Sobre a necessidade da Arte: uma abordagem junguiana. In: Revista Educação, Artes e inclusão, Vol.16, no.1 jan-mar 2020, p.430,
SILVEIRA, Nise da. Jung - Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978
VASQUEZ, Pedro. Fotografia: Reflexos e Reflexões. Porto Alegre: LP&M, 1986
WILBER, Ken (Org.) O Paradigma Holográfico e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1995

Conteúdo

- A fotografia e o vídeo no contexto da Arte. - A abordagem junguiana: conceitos fundamentais - A questão da representação e do sentimento estético: correlações entre teorias modernas - Estética da Imagem e da Fotografia. Estilos e Gêneros no percurso histórico da imagem fotográfica. - A fotografia digital e seus desdobramentos, do uso amador ao estético. - O cinema e a fotografia: estéticas comuns e fronteiras das mídias - O vídeo como desdobramento eletrônico da linguagem cinematográfica. - Estética do vídeo e experiências de videoarte. - Proposta de projetos práticos na área de Fotografia digital e videoarte.

Metodologia

Aulas expositivas e projeções de referências de fotografia, cinema e vídeo. Apresentação dos projetos finais

Observação