Turma DE630 - Seminários Avançados VI - Turma A

Nome

Seminários Avançados VI

Subtítulo

O documentário em primeira pessoa e as memórias das ditaduras

Cód. Disciplina - Turma

DE630 - A


Sala Remota
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE630 - Seminários Avançados VI
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Oferecimento a distância

Docentes

Ignacio Del Valle Davila

Critério de Avaliação

Trabalho final, em forma de artigo acadêmico, sobre uma das temáticas abordadas ao longo do semestre. Recomenda-se que sirva para o desenvolvimento das pesquisas dos alunos regulares inscritos.

Bibliografia

AMADO, A.. Herencias: generaciones y duelo en las políticas de la memoria. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.5195/reviberoamer.2003.5690.

BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte húngaro. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify. 2005.

DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. La carta como elemento de la construcción de una memoria sobre la dictadura en el documental latinoamericano contemporáneo. Área Abierta, v. 19, p. 327-346, 2019. https://doi.org/10.5209/arab.63478

PIEDRAS, Pablo. El cine documental en primera persona. Paidós. 2014

SARLO, Beatriz. Tempo passado. Companhia das Letras. 2007.

SELIPRANDY, F. 'Los rubios' e os limites da noção de pós-memória. 2015. Disponível em:

http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103652.

Conteúdo

A disciplina tem como objetivo a análise crítica de uma das principais tendências do cinema documentário contemporâneo na América Latina nos últimos 15 anos: o documentário em primeira pessoa realizado por familiares de vítimas das ditaduras latino-americanas dos anos 1970 e 1980. Além de estudar linhas temáticas e opções formais que são de importância para compreender as dinâmicas que caracterizam essa produção fílmica latino-americana, pretende-se apresentar debates que se relacionam às políticas de memória pessoal e coletiva, no que diz respeito às ditaduras, violações dos DDHH e dinâmicas de redemocratização.

Metodologia

O curso se desenvolverá a partir de aulas expositivas e debates com os alunos a partir da bibliografia e das projeções dos filmes.

Observação