Seminários Avançados VI
SubtítuloO documentário em primeira pessoa e as memórias das ditaduras
DE630 - A
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Trabalho final, em forma de artigo acadêmico, sobre uma das temáticas abordadas ao longo do semestre. Recomenda-se que sirva para o desenvolvimento das pesquisas dos alunos regulares inscritos.
AMADO, A.. Herencias: generaciones y duelo en las políticas de la memoria. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.5195/reviberoamer.2003.5690.
BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte húngaro. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify. 2005.
DEL VALLE DÁVILA, IGNACIO. La carta como elemento de la construcción de una memoria sobre la dictadura en el documental latinoamericano contemporáneo. Área Abierta, v. 19, p. 327-346, 2019. https://doi.org/10.5209/arab.63478
PIEDRAS, Pablo. El cine documental en primera persona. Paidós. 2014
SARLO, Beatriz. Tempo passado. Companhia das Letras. 2007.
SELIPRANDY, F. 'Los rubios' e os limites da noção de pós-memória. 2015. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103652.
A disciplina tem como objetivo a análise crítica de uma das principais tendências do cinema documentário contemporâneo na América Latina nos últimos 15 anos: o documentário em primeira pessoa realizado por familiares de vítimas das ditaduras latino-americanas dos anos 1970 e 1980. Além de estudar linhas temáticas e opções formais que são de importância para compreender as dinâmicas que caracterizam essa produção fílmica latino-americana, pretende-se apresentar debates que se relacionam às políticas de memória pessoal e coletiva, no que diz respeito às ditaduras, violações dos DDHH e dinâmicas de redemocratização.
O curso se desenvolverá a partir de aulas expositivas e debates com os alunos a partir da bibliografia e das projeções dos filmes.