Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Práticas e experimentos de artes sonoras computacionais distribuídas

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - A


Sala sala virtual (remoto)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Esta disciplina pretende explorar a teoria e a prática de práticas em performances de artes sonoras e musicais computacionais que ocorram de forma remota, com recursos atuais de interatividade através de mídias sociais e aplicativos, preferencialmente utilizando recursos de software livre e código aberto. 

Docentes

Jose Eduardo Fornari Novo Junior

Critério de Avaliação

A avaliação será realizada através da participação de atividades práticas, em especial, uma performance virtual a individual, ao final do curso. 

Bibliografia

Andy Farnell. "Designing Sound". MIT Press, 2010
Miller Puckette. "The Theory and Technique of Electronic Music". World Scientific Publishing Company, 2007.
Pure Data - FLOSS Manuals. https://archive.flossmanuals.net/pure-data/list-of-objects/introduction.html

Conteúdo

Acústica, som e áudio

Áudio analógico e digital

Computação e rede computacional

Características da cooperação musical remota. 

Introdução ao Pd

Controle, processamento e síntese digital

Modelos computacionais em tempo real (patches)

Interação remota através de patches

Discussão dos aspectos estéticos e tecnológicos das interatividades de arte sonora. 

Metodologia

Práticas com ferramentas de software livre e ambientes virtuais de interatividade.

Observação