Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
SubtítuloPráticas e experimentos de artes sonoras computacionais distribuídas
MS106 - A
Esta disciplina pretende explorar a teoria e a prática de práticas em performances de artes sonoras e musicais computacionais que ocorram de forma remota, com recursos atuais de interatividade através de mídias sociais e aplicativos, preferencialmente utilizando recursos de software livre e código aberto.
A avaliação será realizada através da participação de atividades práticas, em especial, uma performance virtual a individual, ao final do curso.
Andy Farnell. "Designing Sound". MIT Press, 2010
Miller Puckette. "The Theory and Technique of Electronic Music". World Scientific Publishing Company, 2007.
Pure Data - FLOSS Manuals. https://archive.flossmanuals.net/pure-data/list-of-objects/introduction.html
Acústica, som e áudio
Áudio analógico e digital
Computação e rede computacional
Características da cooperação musical remota.
Introdução ao Pd
Controle, processamento e síntese digital
Modelos computacionais em tempo real (patches)
Interação remota através de patches
Discussão dos aspectos estéticos e tecnológicos das interatividades de arte sonora.
Práticas com ferramentas de software livre e ambientes virtuais de interatividade.