Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Abordagens contemporâneas

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala a definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

  • Apresentação de leitura em aula (20%);
  • Exercícios etnográficos (20%);
  • Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 3000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (60%).

Bibliografia

ALLEN, Aaron S. &  DAWE, Kevin. (eds.) Current Directions in Ecomusicology: Music, Nature, Environment. New York: Routledge. 2016.

BAUMAN, Ricahrd. “Fundamentos da performance”. Revista Sociedade e Estado, Vol. 29, n. 3, 2014. 

BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press,  1973.

CAMBRAIA, Vincenzo. “Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participative e etnomusicologia”. In Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauade X, 2008.

PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf]

REILY, Suzel. Voices of the Magi: Enchanted Visions in Southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002.

REILY, Suzel A. & PATSIAOURA, Evanthia. “Ethnomusicology”. Foundation Entry in Paul Atkinson et al. (eds.) Sage Research Methods Foundations, 2019.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.

STANYEK, Jason (org.). “Forum on Transcription”. Twentieth Century Music, 11(1): 101-161.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.

STANYEK, Jason (org.). “Forum on Transcription”. Twentieth Century Music, 11(1): 101-161.

TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

 

Conteúdo

Conceitos etnomusicológicas sobre música, performance e "musicar"

Campos da atuação musical

Etnografia do musicar

Música enquanto vivência

Práticas de escuta: perspectivas transculturais

Ecomusicologia

Questões Metodológicas

 

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Disucssões coletivas;
  • Apresentações de alunos;

Exercício etnográfico.

Observação