Turma MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em História e Literatura Musical

Subtítulo

Ópera e os estudos musicológicos.

Cód. Disciplina - Turma

MS103 - B


Sala google meet
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Paulo Mugayar Kühl

Critério de Avaliação

Seminário, participação em aulas e trabalho escrito.

Bibliografia

ANDRÉ, N., Voicing Gender. Catrati, Travesti, and the Second Woman in Early-Nineteenth-Century Italian Opera, Bloomington e Indianapolis, Indiana University Press, 2006

BIANCONI, L. (ed.), La drammaturgia musicale, Bolonha, Il Mulino, 1986
DAHLHAUS, C., Drammaturgia dell'opera italiana. In BIANCONI, L. e PESTELLI, G. (ed.), Storia dell'opera Italiana – 6, Turim, EDT, 1988
DAHLHAUS, C. & WHITTALL, M., What is musical drama? In COJ, vol. 1, n. 2 (Jul. 1989), 95-111
FABIANO, A., Metastasio, Voltaire, Diderot, Marmontel e l’opera francese. In Problemi di Critica Goldoniana VIII, Ravena, Longo Editore, 2002, pp. 203-221
GARLINGTON JR., A. S., "Le Merveilleux" and Operatic Reform in 18th-Century French Opera. In The Musical Quarterly, Vol. 49, No. 4. (Oct., 1963), pp. 484-497
GALLARATI, P. - Musica e Maschera. Il libretto italiano del Settecento, Turim, EDT/Musica, 1984
GROOS, A. & PARKER, R. (ed.), Reading Opera, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1988
JOLY, J., Dagl'Elisi all'inferno. Il melodramma tra Italia e Francia dal 1730 al 1850, Florença, La Nuova Italia, 1990
KINTZLER, C., Poétique de l'opéra : De Corneille à Rousseau, Paris, Minerve, 2005
La Recezione di Rossini ieri e oggi. Convegno organizzato con la colaborazione della Accademia di Santa Cecilia, Fondazione Giorgio Cini, Fondazione Gioacchino Rossini, Società Italiana di Musicologia. Roma, 18-20 fevereiro 1993, Roma, Accademia Nazionale dei Lincei, 1994
MARVIN, R. M. & THOMAS, D. A. (ed.), Operatic Migrations: transforming works and crossing boundaries, Ashgate, 2006

Conteúdo

A proposta do curso é examinar o repertório operístico, especialmente do século XVII ao XIX, discutindo questões metodológicas relacionadas ao estudo da ópera. Também serão trabalhados tratados e documentos de época, bem como uma análise da bibliografia mais recente dos estudos de ópera

Metodologia

Escuta e análise do repertório, leitura de tratados e bibliografia de apoio.

Observação

Recomenda-se o conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira.