Turma AV204 - Laboratório IV - Turma A

Cód. Disciplina - Turma

AV204 - A

Nome

Laboratório IV

Subtítulo

Impressões gráficas: o tempo e a memória na produção de livros de artista e livros-objeto



a definir

Sim

Quarta-feira das 14 às 17

A disciplina de laboratório, a ser ministrada por pesquisadores-artistas, tem caráter de experimentação de linguagens e procedimentos em práticas bi

ou tridimensionais, visando ao desenvolvimento e à orientação de uma poética expressiva em artes visuais numa perspectiva contemporânea. Sua

bibliografia será proposta pelo(s) docente(s) responsável(eis), de acordo com as pesquisas por ele(s) desenvolvida(s).


criado por Luise Weiss em 04/11/2020 10:44

Dados da disciplina


AV204 - Laboratório IV


Artes Visuais


Pós-graduação



A disciplina de laboratório, a ser ministrada por pesquisadores-artistas, tem caráter de experimentação de linguagens e procedimentos em práticas bi ou tridimensionais, visando ao desenvolvimento e à orientação de uma poética expressiva em artes visuais numa perspectiva contemporânea. Sua bibliografia será proposta pelo(s) docente(s) responsável(eis), de acordo com as pesquisas por ele(s) desenvolvida(s).


3

0

45

0


0

0

Docentes

Luise Weiss

Márcio Donato Périgo

Professor convidado

Prof. Dr. Marcio Donato Périgo

Critério de Avaliação

Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a entrega de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados, além da produção artística – desenhos, fotografias, gravuras, técnicas mistas, colagens e outros.

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação escrita, arte e livros. São Paulo: Boitempo, 2018.

ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Trad. de Vera Ribeiro. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.

BAUDSON, Michel. L’Art et le Temps. Bruxelles: Le Nouveau Musée-Villeurbanne, 1984.

BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. Trad. de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.

BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Trad. de Maria Rosinda e Ramos da Silva. Brasília: Editora UNB, 1985.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. São Paulo: Editora Ateliê, 2003.

BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.). Memória (res)sentimento. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.

CADÔR, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

CASTLEMAN, Riva. A century of Artists Books. New York: Harry N. Abrams, 1994.

CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: Cultura escrita e literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.

FARR, Jan. Memory. Documents of Contemporary Art. Whitechapel Gallery, 2012.

FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do Livro. São Paulo: EDUSP, 2017.

FRANZ, Marie-Louise von. Mistérios do tempo. Mitos, deuses, mistérios. Madrid: Edições del Prado, 1977.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

HANSEN, João Adolfo. O que é um livro?. São Paulo: SESC, 2013.

HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora. Porto Alegre: LPM, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. de Bernardo Leitão. Campinas: UNICAMP, 1996.

LYONES, Martyn. Livro. Uma história viva. Trad. de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC, 2011.

MAURON, Véronique; RIBAUPIERRE, Claire. Les corps évanoui, les images subites. Paris: Hazan, 1999.

MELOT, Michel. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

MEREWETHER, Charles. The archive. Documents of Contemporary Art. Whiteschapel Gallery, 2006.

MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Esthétique du libre d’artiste. Juan Michel Place: Bibliothèque Nationale de France, 1997.

NUNES, Bendito. O tempo na narrativa. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes – Vol.1, nº1 (maio, 2008) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2008.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François. Campinas: Editora UNICAMP, 2007.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura. Campinas: Editora UNICAMP, 2003.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Editora Argos, 2006.

SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001.

WASSERMAN, Krystyna. The book as Art. New York: Princeton Architectural Press, 2007.

WEINRICH, Harold. Lete / Arte e Crítica do esquecimento. Trad. de Lya Luft. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001.

Conteúdo

- Estudar a presença dos livros de artista e livros-objetos no panorama da arte contemporânea. Alguns aspectos históricos e variantes do tema como situar questões espaço-temporais;

- Presença e diálogo entre linguagens artísticas: fotografia, desenho, gravura, etc... relacionados aos conceitos de memória e apagamento;

Referências de artistas contemporâneos, entre eles: Paulo Brusky, Arthur Barrio, Lygia Pape, Regina Silveira, Edith Derdyk, Leila Danziger, Lena Bergstein, Lúcia Loeb e Waltércio Caldas, Julio Plaza, Rosangela Rennó, etc;

- Estudo da produção artística de artistas internacionais como: Anselm Kiefer, Christian Boltanski,  Bruno Munari, Kiki Smith, etc;

- Arquivos, fotografias, pesquisas de documentos históricos recriados como ficção, textos, cartas, arquivos e fotografias;

- Desenvolvimento de práticas no ateliê: pesquisas gráficas (suportes, ferramentas, materiais, etc...);

- Experimentações com diversos materiais e linguagens gráficas e técnicas variadas envolvendo aspectos históricos e artísticos;

- Reflexão e pesquisa relacionados às leituras bibliográficas.

Metodologia

Aulas programadas no modo on-line: utilização de apresentação em Power Point, videos e palestras com artistas convidados.

Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual na produção de livros de artista;

- Indicação de leituras: ação do tempo, questões da memória visual;

- Apresentação de seminários com pesquisa finalizada no modo on-line.

Observação