Tópicos Especiais em Encenação
SubtítuloCorpo e Espaço: Estudos em Site-Specifc
AC302 - A
ATENÇÃO: A disciplina terá início no 16/08.
Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será online. Caso isso aconteça, as aulas serão pelo Google Meet, e os/as alunos/as necessitam ter uma boa conexão com a internet e um espaço individual adequado para uma prática corporal em dança.
A disciplina será oferecida para o total de 15 estudantes, ficando disponível para estudantes especiais estritamente as vagas, desse total, que não forem preenchidas por estudantes regulares.
Presença em sala de aula (mínimo 75%)
Discussões sobre os textos
Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
Apresentação da criação de um corpo em processo com seu espaço, levando em consideração os conteúdos trabalhados na disciplina.
Relatório final
Site:
- O Projeto Despina (arte e ativismo na américa latina)
http://despina.org/conheca-os-tres-artistas-selecionados-para-o-arte-e-ativismo-na-america-latina-ano-iii/
Artigos:
- Site-specific art? Reflexões a respeito da performance em espaços não tradicionalmente dedicados a esta
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011131
-Como o espaço transforma a arte: instalações site specific
https://www.archdaily.com.br/br/926347/como-o-espaco-transforma-a-arte-instalacoes-site-specific
Livros:
Banes, Sally. Terpsichore in Sneakers. Rev.ed. Middletown, Conn., Wesleyan University Press, 1987.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. In: Corpos em aliança e a política das ruas – notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2018, p.75-109.
Ferdman, Bertie Off Sites: Contemporary Performance beyond Site-Specific, Southern Illinois University Press, 2018.
Halprin, Anna. Community Art as Life Process, Drama Review 17, T-59 (1973) 64-80
_____, Citydance 1977. San Francisco: San Francisco Dancers’ Workshop, 1977.
Henri, Adrian. Total Art: Environments, Happenings, and Performance. New York: Praeger, 1974.
Kloetzel, Melanie, Pavlik, Carolyn Site Dance, University Press of Florida, 2009
Artigos:
A dramaturgia no teatro site-specific
Sofia Rodrigues Boito
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/438
Potencialidades do site specific em uma reflexão sobre a dança em paisagens urbanas
Felipe Cirilo
http://www.fpa.art.br/ojs/index.php/teste/article/view/69
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES SERÁ APRESENTADO NO PRIMEIRO DIA DA AULA
Site-Specific é um termo genérico, embora usado em demasia e comercializado. O termo foi fundado nas práticas de arte minimalista dos anos 1960. O crítico de arte Michael Fried criticou a arte mínima "como um objeto em uma situação que inclui o observador e, portanto, não é uma obra autônoma". Já Douglas Crimp, um historiador de arte americano, vinculou as origens do Site-Specific às condições de recepção, dizendo que a percepção ou consciência dos espectadores é parte integrante do trabalho. Na prática das artes visuais, a especificidade do site é adaptada para uma obra, e o artista trabalha com a percepção dos espectadores. Na década de 1960, as características físicas compunham e enriqueciam seu trabalho. Existem várias categorias emergentes, entre elas:
“Site dominante” - uma obra que cria um site, como um monumento.
“Site ajustado” - trabalho que muda ou se ajusta a onde está
“Site Specific” - trabalho criado para um site
“Site condicionado / determinado” - onde a ideia ou conceito do trabalho é específico do local, mas pode eventualmente ser movido, transportado.
Este curso examinará as diferentes maneiras como o corpo se comunica com o espaço. É sobretudo a consciência das conexões do artista, ambiente e recepção e da relação do artista com os objetos e pessoas que ocupam o espaço. A maneira como um lugar afeta cada um de seus transeuntes, expondo sua atração emocional por um lugar e sua história, configura uma parte vital do trabalho in situ, muitas vezes sendo o espectador através dos seus olhos e percepção que reúne tudo. O que envolve o transeunte e quais, se houver, trocas são feitas entre um público (público) e um lugar. A identidade da comunidade é considerada neste processo? O curso também contará com palestrantes convidados e momentos de trabalhos práticos relativos ao estudo de site-specific. (Conforme as condições sanitárias). Também cobriremos o campo de arte e ativismo, como um artista escolhe e remodela (re-imagina, reforma) seu ambiente motivado por temas sociais ou direitos humanos. Olharemos para isso a partir da história sociocultural de um lugar e como as histórias pessoais se trocam dentro de uma performance pública - Transformável e íntima - não apenas para o espectador, mas também durante a experiência do performer.
Articulação entre aulas expositivas, pesquisa bibliográfica e audiovisual, discussões, palestras de artistas convidados, prática de estudo e proposição de ação cênica em grupo.
Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será online. Caso isso aconteça, a disciplina seria oferecida pelo Google Meet, e os/as alunos/as necessitam ter uma boa conexão com a internet e um espaço individual adequado para uma prática corporal de dança.
ATENÇÃO: A disciplina terá início no 16/08.
A disciplina será ministrada online, via plataforma Google Meet. será oferecida para o total de 15 estudantes, ficando disponível para estudantes especiais estritamente as vagas, desse total, que não forem preenchidas por estudantes regulares.