Seminários Avançados
SubtítuloPerspectivas Musicológicas Contemporâneas
MS261 - A
2 apresentações orais - 30%;
1 Trabalho de 3500 a 4000 palavras - 70%.
AGAWU, Kofi. "Analyzing Music under the New Musicological Regime". The Journal of Musicology, Vol. 15, No. 3 (Summer, 1997), pp. 297-307.
ALLEN, Aaron S. & DAWE, Kevin. (eds.) Current Directions in Ecomusicology: Music, Nature, Environment. New York: Routledge. 2016.
BAUMAN, Richard. “Fundamentos da performance”, Sociedade e Estado, vol 29 (3), 2014. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/se/v29n3/a04v29n3.pdf.
BORN, Georgina, “For a Relational Musicology: Music and Interdisciplinarity, Beyond the Practice Turn”, Journal of the Royal Musical Association, 135:2, 205-243, 2010.
CSERMAK, Caio. Reinventar a roda. A circulação do samba entre sujeitos, eventos e repertórios em Cachoeira, BA. Tese, USP, 2020.
COOK, Nicholas. Plato’s Curse. Oxford: Oxford University Press, 2014. (Cap. 1)
DiGIOVANNI, Julia Ruiz, Artes de abrir espaço. Apontamentos para a análise de práticas em trânsito entre arte e ativismo. Dossiê "Artivismo: poéticas e performances políticas na rua e na rede" - Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 4, n° 2/2015, pag. 13-27.
FABBRI, Franco (2012) Genre theories and their applications in the historical and analytical study of popular music: a commentary on my publications. Doctoral thesis, University of Huddersfield.
GRAEFF, Nina. "Notas negras, pautas brancas: abertura do dossiê Matizes Africanos na Música Brasileira" Dossiê Matizes africanos na música brasileira, Claves, Volume 9, número 14, pp. 1-28, 2020.2.
LOURO, Ivo Louro; MENDES, Margarida; PAIVA, Daniel; SANCHEZ-FUARROS, Iñigo, "A Sonic Anthropocene. Sound Practices in a Changing Environment". Dossiê "Antropoceno Sónico – Práticas Sonoras para um Ambiente em Mudança" - Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 10, n° 1/2021, pag. 3-17.
MEKI Nzewi, "Por uma musicologia “verdadeiramente” africana-brasileira: entrevista com Meki Nzewi. Entrevista concedida e traduzida por Kamai Freire e Nina Graeff. Dossiê Matizes africanos na música brasileira, Claves, Volume 9, número 14, pp. 116-135, 2020.2.
MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de, O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, política e a construção de um patrimônio cultural brasileiro. Patrimônio e Memória, v. 14, n. 2, p. 240-255, 2018
REILY, Suzel A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e Cultura, Vol. 9, 2014. https://www.abet.mus.br/musicaecultura/#vol09
SCHECHNER, Richard. “O que é performance?” https://performancesculturais.emac.ufg.br/up/378/o/O_QUE_EH_PERF_SCHECHNER.pdf.
STOKES, Martin. Introduction, In M Stokes (Org.), Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1994.
TAGG, Philip. ANALISANDO A MÚSICA POPULAR: TEORIA, MÉTODO E PRÁTICA. Em Pauta, 14/23, 2003.
TENZER, Michael “Introduction: Musics of the World: Analysis, Categorization and Theory”, manuscrito.
TOMLINSON, Gary, "Musical Pasts and Postmodern Musicologies: A Response to Lawrence Kramer". Current Musicology; New York53: 18.
VOLPE, Maria Alice. "Por uma nova musicologia". Música em Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília, Ano 1, n. 1, julho de 2007
A "Nova Musicologia"
Teoria da Perfomance
Espetacularização e Patrimonialização da Cultura Popular
A Descolonização da Musicologia Brasileira
Ecomusicologia e o Antropoceno Sônico
Artivismo Musical
Aulas expositivas; apresentações de alunos; leituras e estudo individual.