Estudos em Artes da Cena
SubtítuloPedagogias pós-abissais e outras formas de sensibilidade
AC400 - A
Ementa
Estudo, análise, crítica e reflexão em torno de teorias, sistemas e metodologias em artes da cena: dança, performance, teatro, entre outras, a partir de estudos preexistentes, novas epistemes e estruturas teóricas em formação, podendo-se abranger singularidades, assim como a interdisciplinaridade entre linguagens e áreas distintas do conhecimento. Aponta-se para a contextualização relacionadas às abordagens de artes da cena no mundo contemporâneo.
Este curso articula as três linhas de pesquisa do programa, em direção ao estudo transversal de pedagogias de formação, processos de criação e contexto, assumindo o tremendo abalo de paradigmas que caracterizam o antropoceno. Desta forma, o curso se oferece como espaço de estudo coletivo de práticas insurgentes nas artes da cena, atravessado pelas epistemologias, metodologias e pedagogias decoloniais, bem como práticas e poéticas da somática e suas transformações.
Produção prática/teórica
Presença (75% da CH do curso) e participação ativa nas aulas
Básica
CLAVEL, Joanne; GINOT, Isabelle. Por uma Ecologia da Somática? Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 1, p. 85-100, 2015.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. O Recado da Mata. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 11 – 41.
GREEN, Jill. Movendo-se para dentro, para fora, através e além das tensões entre experiência e construção social na teoria somática. Repertório, Salvador, ano 22, n. 32, p. 21-43, 2019.1
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Autêntica, 2019.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro, v. 7, p. 12-43, 2009.
Complementar
BRONDANI, Joice Aglaes; HADERCHPEK, Robson Carlos; ALMEIDA, Saulo. Práticas decoloniais nas artes da cena. São Paulo: Editora Giostri, 2020
FERNANDES, Ciane. Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 1, p. 9-38, 2015.
SOUZA SANTOS, Boaventura de. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: B. Santos e M. P. Meneses (Ed.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2007.
https://www.notion.so/Biblioteca-do-Ailton-Krenak-cd46ab5c7c4448ffb3111f3c9ef833d9
1. Pensando ao avesso: epistemologias do sul (colonialidade e decolonialidade e suas implicações)
2. Corpo, Conhecimento e corazonar
3. Das muitas dimensões da experiência e a experiência profunda e relacional dos sentidos (teoria social somática, ecossomática, somático-expressivo)
4. O sonho como método e o pensamento por imagens
5. Insurgências: pedagogias da natureza e da imaginação / Outras pedagogias: natureza e imaginação
Práticas laboratoriais em sala e extra sala
Leituras, diálogos e discussões dos textos da bibliografia
Concepção e compartilhamento de práticas artístico-pedagógicas em sala (individuais e/ou em grupos)
Práticas investigativas levando em consideração a articulação entre os projetos de pesquisa dos alunos e os conteúdos desenvolvidos na disciplina
A disciplina se iniciará às 17:00 horas e finalizará às 20:00 horas.