Expressão, Sons e Sentido
SubtítuloNoções compositivas e estratégias improvisacionais interculturais em dança a partir da gestualidade das mãos na integração corpo, som e música.
AC201 - A
ATENÇÃO: Disciplina ministrada de maneira condensada no período de férias de verão, de 08/02/2022 a 21/02/2022
Cronograma (Maiores detalhes vide campo observações).
08/02 (14h às 18h) – Apresentação da disciplina
09, 10 e 11/02 (14h às 18h) – Aulas expositivas com orientação para laboratórios
14/02 e 15/02 (14h às 18h) – Laboratórios práticos de improvisacao
16/02 e 17 /08 (14h às 18h) trabalhos de composição
18/08 (9h as 13h e 14h às 18h): apresentações dos trabalhos práticos e debates
21/02 ( 14h as 18h) – Finalização
Ementa:
A partir de noções compositivas e estratégias improvisacionais, instrumentalizar a pratica criativa individual e coletiva na exploração de materiais emergentes e convergentes entre movimento, gestualidade das mãos, som e música.
Teremos a participação e apoio tecnico na musica pelo funcionario do instituto de artes Divanir Gattamorta
obs: caso seja aprovada a legislação de possibilidade de oferecimento de aulas remotas , incluiremos algumas aulas no formato remoto
1) Apresentação de estudo criativo elaborado no corpo
2) Entrega de relatório sobre reflexões desenvolvidas a partir da disciplina.
Andraus, M. B. M. (2018). Ator, dobrador de tempo. Sala Preta, 18(1), 273-284. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p273-284
DILLON Brian. Inventory/ Tlak to the hand Deciphering the language of Gesture 2007 disponível em : https://www.cabinetmagazine.org/issues/26/dillon.php
GATTI, Daniela. Medeia: um experimento coreografico. 2005. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284194>.
CLEARY, James W. .John Bulwer: Chirologia or Natural Language of the Hand e Chironomia or the Art of Manual Rhetoric. Hardcover, Soutlhem illinois University, 1974.
https://publicdomainreview.org/collection/chirologia-or-the-natural-language-of-the-hand-1644
HUMPREY . Doris . El Arte de Crear Danzas , 1959 Nova York Disponível pdf https://pdfcookie.com/documents/el-arte-de-crear-danzas-doris-humphrey-3ld0n8346624
WISNIK. Jose Miguel. O som e o sentido – uma outra história das músicas . Companhia das Letras. São Paulo, 2017
Complementar
ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Tese (doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
GATTI. Daniela. Apropriação poética nos processos criativos em dança. In: VII Congresso da ABRACE, v.13, n.1, 2012, Porto Alegre. Anais do... Porto Alegre: ABRACE, 2012. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2485/2619>. Acesso em: 10 out. 2021.
GATTI. Daniela: Bulwer e a dança das mãos: http://www.revista.art.br/site-numero-09/trabalhos/47.htm 2004.
HOLDING. Core . Rhetorical gestures in british elocutionism. Dissetation University of Illinois at Urbana-Champaign, 2012 Disponivel em : https://core.ac.uk/download/pdf/10208709.pdf
HARNONCOURT, Nikolaus. 0 discurso dos sons. Caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988.
NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus Editorial, 1993.
RAMM-BONWITT, Ingrid. Mudras: as mãos como símbolo do Cosmos. Tradução: Dante Pignatari. São Paulo: Editora Pensamento, 1987.
A disciplina traz como conteúdo programático estudos dos gestos das mãos a partir do tratado Chirologia, de Jonh Bulwer, a fim de compreender a relação do gesto das mãos na sua comunicação intencional e de retórica. Propõe investigações práticas a partir de noções compositivas e improvisacionais entre corpo, gestualidade das mãos, som e música em diálogo.
A disciplina ancora-se em elementos emergentes das práticas que serão orientadas e em repertório técnico-poético dos estudantes na produção de sentidos e subtextos para a cena.
Metodologia utilizada:
Aulas expositivas e discussões de textos
Laboratórios práticos individuais em duplas e grupo
Apresentação das cenas presencialmente
disciplina oferecida de forma condensada - férias de verão. Período: 08/02/2022 a 21/02/2022
08/02 (14h às 18h) – Apresentação da disciplina
09, 10 e 11/02 (14h às 18h) – Aulas expositivas com orientação para laboratórios
Conteúdos deste bloco:
- Estudo de gestualidade das mãos chirologia (j. Bulwer) + laboratórios
-Estudo de gestualidade das mãos em artes asiáticas + laboratórios
- Música e som (apoio Divanir)
_________________
Laboratorios praticos improvisacao e comprosicao
14/02 e 15/02 – Laboratórios práticos de improvisacao (14h às 18h)
Conteúdos deste bloco:
Exercícios preparatorios e de improvisação (corpo/improvisação/ música/gesto)
Laboratórios práticos individuais, duplas e coletivo
16/02 e 17 /08 (14h às 18h) trabalhos de composição
18/08 (9h as 13h e 14h às 18h): apresentações dos trabalhos práticos e debates
21/02 ( 14h as 18h) – Finalização