Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Análise musical aplicada a obras sacras para coro a capella do século XX

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - B


Sala Salão da Escola Livre de Música - ELM (CIDDIC)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Inicio das aulas: 16/03/2022

Docentes

Angelo José Fernandes

Tadeu Moraes Taffarello

Critério de Avaliação

A avaliação será feita a partir de um artigo escrito com foco na análise musical de determinada canção polifônica da primeira metade do séc. XX abordada ou não nas aulas. 

Bibliografia

ALWES, C. L. A History of Western Choral Music: Romanticism through the Avant-garde Vol. 2. New York: Oxford University Press, 2016.

BENT, Margaret. Counterpoint, Composition, and Musica ficta. New York and London: Routledge, 2002.

CADWALLADER, Allen.; GAGNÉ, David. Techniques of Melodic Prolongation. In: Analysis of tonal music: A Schenkerian Approach. Oxford: Oxford University Press, 2011.

CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Modal: Manual prático. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000.

COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. New York: Oxford University Press, 1987.

CORRÊA, Antenor. F. Estendendo o conceito de cadência para o repertório pós-tonal. Per Musi, Belo Horizonte, n. 26, p. 31-46, 2012.

FEITOSA, Marco Antônio Ramos. Um Panorama da Música Sacra do Século XX: fundamentos de uma poética composicional católica. 2018. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

FERNANDES, A. J. Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos interpretativos. Campinas, 2004. 171 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.

FERREIRA, Arthur Rinaldi. A música no final do século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2007.

FORTE, Allen.; GILBERT, Steven. E. Compound Melody. In: Introduction to Schenkerian analysis. New York: Norton, 1982.

KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth-century music. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1999.

LESTER, Joel. Analytic approaches to twentieth century music. New York: W. W. Norton & Company, 1989.

 

RUWET, Nicolas; EVERIST, Mark. Methods of Analysis in Musicology. Music Analysis. v. 6, n. 1/2, p. 3-36. 1987.

SANTANA, C. C. S. C. Missa Breve sobre ritmos populares brasileiros de Aylton Escobar: considerações analíticas. 2020. Dissertação (Mestrado) – IA – Universidade Estadual Paulista, 2020.

SCHÖENBERG, A. Fundamentos da composição musical. São Paulo: EDUSP, 1995. 

SHROCK, D. Choral Repertoire. New York: Oxford University Press, 2009.

STRIMPLE, N. Choral Music in the Twentieth Century. Portland, OR: Amadeus Press, 2002.

Conteúdo

Análise textual, musical e do binômio texto-música em obras corais sacras a capella de compositores brasileiros e internacionais.

Metodologia

1. Aulas expositivas ministradas pelos professores responsáveis pela disciplina;

2. Leituras e debates.

Observação