Laboratório II
SubtítuloProcessos Autobiográficos
AV202 - B
A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais..
Participação, apresentação da produção, seminário e trabalho final.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARFUCH, Leonor. “Arte, Memoria y Archivo. Poéticas del objeto”. In Revista Z Cultural, revista do programa avançado de cultura contemporânea. Rio de Janeiro: UFRJ, n. 2, 2015.
_____________. “Cronotopías de la intimidad”. In Pensar este tiempo, espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidós, 2005.
______________. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BATCHELOR, David. Minimalismo, trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999.
BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHEVRIER, Jean-François. Formas Biográficas. Construcción y mitología individual. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2014.
CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Arte Povera. London: Phaidon, 1999.
DUARTE, Paulo Sergio (org). Da Escultura à Instalação. São Paulo: Cosac & Naif, 2005.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
FOUCAULT, Michel. “A escrita de si”. In Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
________________. “Uma estética da existência”. In: Ética, Sexualidade, Política. Org. por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2006.
GROSENICK, Uta. (2001) Mulheres artistas nos séculos XX e XXI. Colónia: Taschen, 2003.
GUASCH, Anna Maria. Arte y archivo, 1920 -2010. Genealogías, tipologías y discontinuidades. Madrid: Akal, 2011.
GUATARRI, Félix e ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2006.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000.
KRAUSS, Rosalind E. "A escultura no campo ampliado" in Revista Gávea, Rio de Janeiro: PUC, (s.d.). n. 1.
-------------------. Caminhos da escultura moderna, São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
MORRIS, Robert. “O tempo presente do espaço.” In: FERREIRA, G.; COTRIM, C..(org., Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
OLIVEIRA, L.S.; et al. Simpósio 3: Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte. In 25. Encontro Nacional da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre, 2016.
__________. Simpósio 11: O Político, O Estético, O Crítico: dimensões da arte e do artista no contemporâneo. In 26. Encontro Nacional da ANPAP. Memórias e Inventações, Campinas, 2017.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens críticas: Robert Smithson: arte, ciência e indústria. São Paulo: EDUC; SENAC; FAPESP, 2010.
-----------------------. Intervenções urbanas: Arte/Cidade. São Paulo: SENAC, 2002.
RICOEUR, Paul. Autobiografía intelectual. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007.
STRAMBI, Marta Luiza. "Campo de forças: resiliências". In Anais do 25. Encontro Nacional da ANPAP, 2016.
___________. "Entre o coração e as vísceras". In Forças autobiográficas in Anais do 26. Encontro Nacional da ANPAP, Campinas, 2017.
-------------------. "Campo de Forças: Resiliências" in Simpósio Entre a Obra e o Mundo: a dimensão crítica da arte, in Arte: seus espaços e/em nosso tempo: Anais do 25o. ANPAP, Porto Alegre, RS, 2016.
-----------------------. "Incorporações Compulsivas: experiências em performance" in Anais do 18o. ANPAP Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador, 2009.
. Estruturas, procedimentos plásticos, processos de fatura e a inerência material na construção poética;
. Abordagens na arte contemporânea e aspectos poéticos que envolvem a criação;
. Relações entre os elementos constitutivos das linguagens e a ampliação de campos;
. Aspectos autobiográficos nas artes visuais e a construção do objeto de estudo;
. Referências contextuais na compleição da poética pessoal;
. O espaço como contexto e as sistemáticas de atuação no campo artístico;
. Atuações: ações artísticas, ritos e rituais;
. Deslocamentos: residência artística e apresentação dos trabalhos no campus.
Aulas expositivas, práticas experimentais para o desenvolvimento de poéticas em artes visuais. Leitura de textos selecionados. Apresentação de seminários e de projeto individual.
A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.